Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 07 julho 2017

Rota de trem entre Palmeira e Ponta Grossa é proposta por Cooperativa de Ferroviários

Gostou, compartilhe

A Cooperativa dos Ferroviários (Coofepasc) com sede em Porto União/SC e liderada por Lourenço Veiga, fez uma visita ao deputado estadual Péricles Holleben de Mello (PT) e externou o interesse do grupo de criar uma rota de trem entre Ponta Grossa e Palmeira. O projeto tem finalidade turística, educativa e cultural. A Cooperativa deverá participar da licitação para restauro da “Maria Fumaça” instalada no Parque Ambiental de Ponta Grossa, nas proximidades da Casa da Memória – antiga estação de trem do município. A locomotiva a vapor número 250 sofre com a ação do tempo e do vandalismo.

Máquina

Símbolo do progresso, a máquina foi idealizada pelo engenheiro Ewaldo Krüger, que adaptou peças de uma locomotiva Mikado 2-8-2. Com a morte de Ewaldo em 1936, seu filho, Germano Krüger, finalizou o projeto quatro anos mais tarde. A “250” foi construída, com exceção da caldeira, nas oficinas da antiga Rede Ferroviária pontagrossense.

Restaurada a história, o grupo buscará colocar a “Maria Fumaça” novamente em funcionamento. Mirando na promoção dos Campos Gerais e no reflexo direto na geração de emprego e renda para a região, a Cooperativa irá trabalhar para que a máquina percorra um trajeto com início no trecho ferroviário de Uvaranas e a Estação de Palmeira, resgatando ainda o vagão histórico que pertence ao município vizinho para compor o trem.

Um projeto semelhante vem sendo colocado em prática pelo grupo em Londrina. Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Paraná e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a meta é fazer o retorno da “Maria Fumaça” do Museu do Ferroviário. O objetivo é também mostrar as futuras gerações a operação de uma autêntica ferrovia a vapor. O trem turístico percorrerá uma rota de 25 quilômetros entre as estações de Londrina e Ibiporã.

Convênio depende de assinaturas

A Fundação de Cultura de Ponta Grossa afirmou que o trâmite para abertura do processo de licitação para restauro da “Maria Fumaça” do Parque Ambiental está na fase de assinatura do convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Paraná. Após assinado, a Prefeitura aguardará a liberação do recurso para fazer o encaminhamento do processo para a efetiva contratação de uma empresa que se encarregará do serviço.

/FOTO: CRISTIANO BARBOSA