Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 11 março 2016

Seleção define os nove vereadores para compor o Parlamento Jovem em 2016

Gostou, compartilhe

A Câmara Municipal de Palmeira realizou, na quinta-feira (10), o segundo turno das eleições para o programa Parlamento Jovem. Diretores, professores e pedagogos de escolas estaduais e particulares do município, além de pais e amigos dos candidatos às nove cadeiras do programa de politização participaram da seleção feita por uma banca julgadora composta pelos nove vereadores e servidores. Cada um dos 16 jovens participantes teve de 2 a 5 minutos para explanar sobre o tema: “Por que quero ser um parlamentar jovem?”. Os discursos foram avaliados e os que obtiveram as melhores médias ocuparão as nove cadeiras do Parlamento Jovem este ano.

Para garantir a igualdade de oportunidades entre os candidatos, todos discursaram vestidos com a camiseta do Parlamento Jovem e não puderam falar o próprio nome ou da escola que frequentam, a comunidade que residem ou que em seus mandatos mais prestigiarão as comunidades do campo ou da cidade.

Parlamento Jovem Francieli PaulinOs novos membros do Parlamento Jovem, eleitos no segundo turno, são: Francieli Paulin, do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, com média 9,37; Beatriz Aparecida Meira Pusk, do Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, com média 9,17; Raíne de Ramos Oliveira, da Escola Estadual João Sidorko, com média 8,91; Brenda Paulina Mayer, da Escola Estadual David Carneiro, com média 8,69; Gesaiane Rocha Santos, do Colégio Estadual Amadeu Mário Margraf, com média 8,51; Lucas Padilha de Oliveira, do Colégio Estadual São Judas Tadeu, com  média 8,40; Lúcia Gabriele Borges, da Escola Estadual de Guarauninha, com média 8,34; Ana Julia Muchinski Pauls, da Escola Realeza, com média 8,22; e Stefani Caroline Kapp dos Santos, do Colégio Sagrada Família, com média 8,21.

Os outros sete candidatos que disputaram o segundo turno ficam como suplentes. São eles: Bruno Jean Simon, Bruno Sturiali Santini de Quadros, Elis Rochinski, Erica Fernanda Margraf, Ivonel Augusto Ruppel, Lucas Tiago Machado Albino e Mirian Cristine Santos Gonçalves. Os suplentes assumem caso algum dos eleitos desista ou descumpra o regimento interno do programa. Junto com os nove vereadores jovens, eles também participarão de um minicurso oferecido pela Câmara no dia 31 de março, como também poderão propor uma indicação ou requerimento por sessão deliberativa do Parlamento Jovem até o final desta legislatura.

Na próxima quinta-feira (17), acontece a sessão solene de posse dos nove eleitos. Durante o ano de 2016, os vereadores jovens terão a oportunidade de conhecer mais do funcionamento do Legislativo, bem como, propor sugestões para o futuro de Palmeira.

A coordenadora do Parlamento Jovem, Vanessa Albano, fez uma avaliação da eleição e disse que “no segundo turno da eleição a disputa foi acirrada, com diferenças muito pequenas na pontuação dos candidatos”. Ela ressaltou que os parlamentares jovens terão a oportunidade de repensar o município e propor soluções para demandas locais, através dos projetos de lei, além de assessorar a Câmara em mapear e comunicar ao Executivo as necessidades das comunidades. “Os suplentes também têm um importante papel, representando suas comunidades e trazendo as demandas da população para a Câmara Municipal através das indicações e requerimentos”, disse a coordenadora.

Tibagi

A eleição do Parlamento Jovem foi acompanhada por servidores da Câmara Municipal de Tibagi, que conheceram sobre o funcionamento da iniciativa palmeirense. A assistente administrativa Leri Ribeiro e o coordenador da Câmara Jovem do município e professor de história do Colégio Estadual Irênio Moreira Nascimento, Flávio Monteiro, receberam informações sobre o modelo implantado em Palmeira e tiveram acesso aos dados das edições anteriores.