Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 06 junho 2017

Senadora Gleisi Hoffmann é eleita presidente do PT pelos próximos dois anos

Gostou, compartilhe

A senadora paranaense Gleisi Hoffmann foi eleita com 61,89% dos votos como a nova presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), pelos próximos dois anos. Ela vai substituir Rui Falcão, que ocupou a presidência por seis anos, e será a primeira mulher a ocupar o cargo desde a fundação do partido. Gleisi Hoffmann e o marido, Paulo Bernardo, são réus em ações penais da Operação Lava Jato.

Em discurso, que foi transmitido pelas redes sociais, Gleisi elogiou a atuação de Rui Falcão na frente do PT naquela que ela define como “um dos momentos mais difíceis” da história.  “Tenho uma grande responsabilidade por ser a primeira mulher a presidir o PT”, afirmou Gleisi.

Ela também teceu elogios ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Estamos aqui para o que der e vier. Esse partido está com o senhor nessa caminhada pela presidência do Brasil”, declarou a nova presidente do PT.

Filiação

A senadora é filiada ao partido desde 1989. Durante a carreira, ela foi ministra da Casa Civil entre 2011 e 2014, no governo de Dilma Rousseff. Ela disputou a presidência do partido com o colega de bancada, o senador Lindberg Farias, e teve sua campanha alavancada pelo apoio de Lula.

Após o discurso, a nova presidente do partido concedeu uma entrevista coletiva em que afirmou que não há como o fato de ser ré na Lava Jato “atrapalhar mais” o partido. De acordo com Gleisi, o PT foi desconstruído nos últimos anos. “Como que isso vai atrapalhar mais? O PT foi desconstruído nesse processo. O processo legal não foi respeitado na maioria dos casos. E o partido está aí”, afirmou.