Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 03 agosto 2015

Sessão do Parlamento Jovem é acompanhada por alunos do Colégio Agrícola

Gostou, compartilhe

O Parlamento Jovem de Palmeira realizou na última quinta-feira (30), a sessão ordinária do mês de julho, que contou com a presença de alunos do Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas. Os vereadores juniores votaram e aprovaram quatro projetos de lei, um anteprojeto, quatro requerimentos e 20 indicações. Sete parlamentares fizeram uso da tribuna.

Donato Correia de Lima, Izaac Lederer Junior, Nayara Feld, Gabriel Kasdorf dos Santos e Elaine de Goes discorreram sobre os respectivos projetos de lei que foram votados em sessão.  Loiane Rusgoski Boaventura falou sobre o desenvolvimento de Palmeira e Ana Paula Wendler homenageou a colega Gabrielle Favile de Oliveira, estudante da Escola Realeza, que deixa o Parlamento Jovem em virtude de mudança para outro município.

Pelo fato de Gabrielle mudar-se do município, a vereadora suplente Samara Linhares, da Escola Estadual de Guarauninha, assumirá sua cadeira. Em virtude da saída repentina de Gabrielle, na sessão de julho a suplente Daniela Heinen, do Colégio Agrícola, ocupou seu lugar.

Foi aprovado o projeto de lei proposto por Nayara Feld que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de materiais de divulgação de tratamento gratuito para dependentes de tabaco pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos estabelecimentos que comercializem produtos fumígenos.

Aprovado também o projeto do vereador Donato Correia de Lima que institui o Dia do Ciclismo em Palmeira. De Izaac Lederer Junior, aprovado o projeto que dispõe sobre a exigência de laudo técnico dos equipamentos infláveis de diversão instalados nos locais que especifica. Ainda, aprovado o projeto de lei de Gabriel Kasdorf dos Santos que institui a Semana Municipal de Conscientização no Trânsito.

Já da vereadora jovem Elaine de Goes teve aprovado o anteprojeto que institui o Programa de “Lixo Reciclado na Escola” nas unidades da rede municipal de ensino.

Requerimentos

Aprovado o requerimento da vereadora Nayara Feld para encaminhamento de expediente ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), solicitando que seja instalado placa indicativa da localidade de Vieiras, na BR 277. Também da vereadora Ana Paula Wendler, solicitando que seja instalada placa indicativa de acesso a comunidade de Passo do Tio Paulo na PR 151.

Da vereadora Loiane Rusgoski Boaventura  foi aprovado requerimento para encaminhamento de expediente à Secretaria de Planejamento, solicitando informações em relação ao projeto de construção de casas populares. Da vereadora Gabrielle Favile de Oliveira, por iniciativa da vereadora suplente Priscila de Castro Souza, foi aprovado requerimento para encaminhamento de expediente à Secretaria de Estado de Educação, solicitando que seja construído refeitório na Escola Estadual Flávio Santos, na localidade de Faxinal dos Quartins.

Eleição

Logo após a sessão, foram eleitos os novos membros da mesa diretora do Parlamento Jovem, que coordenará os trabalhos parlamentares até o final deste ano. Foi eleita por unanimidade a chapa única, formada pelos vereadores Izaac Lederer Junior como presidente, Ana Paula Wendler como vice-presidente, Nayara Feld como 1º secretária e Angela Aparecida Hass como 2º secretária. A posse acontece na sessão a ser realizada no dia 27 de agosto.

Parlamento Jovem mesa diretora