Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 27 maio 2016

Sessão do Parlamento Jovem tem posse de nova parlamentar e votações

Gostou, compartilhe

Na quarta-feira (24) foi realizada a segunda sessão de 2016 do Parlamento Jovem, na Câmara Municipal, que contou com a presença de cerca de 50 estudantes da Escola Estadual João Sidorko, de Santa Bárbara. Foram votados um anteprojeto e um projeto de lei, além de sete requerimentos e 11 indicações. A sessão teve ainda a posse de Elis Rochinski, representante do Colégio Estadual de Pinheiral de Baixo, que assumiu a vaga deixada por Gesaiane Rocha Santos, eleita pelo Colégio Estadual Amadeu Mário Margraf, que após pedir transferência de instituição de ensino optou em abdicar de sua vaga.

Na tribuna, a vereadora jovem Raíne de Ramos Oliveira abordou o tema da influência da mídia nos padrões de beleza da sociedade. Brenda Paulina Mayer falou sobre o Dia das Mães, enquanto os vereadores jovens Lucas Padilha de Oliveira e Stefani Caroline Kapp dos Santos discorreram sobre proposições apresentadas por eles.

Em discussão única foi votado e aprovado anteprojeto de lei proposto pela vereadora Stefani, que institui a Gincana “Palmeira Mais Solidária”. A medida visa a motivar a participação popular de forma competitiva e educativa para amenizar demandas sociais. Do vereador Lucas foi aprovado projeto de lei que proíbe a venda de gás de buzina de pressão envasado em tubo de aerossol para menores de 18 anos. O gás de buzina é composto de butano e propano, derivados do petróleo. Além disso, este produto já ocasionou o óbito de jovens em outros estados por ser usada como droga alternativa.

Requerimentos

Foram aprovados requerimentos da vereadora Francieli Paulin para que seja encaminhado expediente à Secretaria de Esporte e Cultura solicitando informações sobre a reforma do Cine Teatro Municipal e da vereadora Beatriz Meira Pusk solicitando informações sobre quais programas estão sendo desenvolvidos para o incentivo ao esporte e cultura.

Da vereadora Brenda foi aprovado requerimento para seja encaminhado expediente à Secretaria de Estado da Educação solicitando a cobertura da quadra poliesportiva do Colégio Estadual David Carneiro. Brenda, por iniciativa do vereador suplente Lucas Tiago Machado Albino, solicita ainda para a mesma pasta que seja encaminhado expediente com o intuito que sejam instaladas lixeiras seletivas e caixa coletora para armazenamento de lixo reciclável na Escola Estadual do Campo de Quero-Quero.

Também para a Secretaria de Estado da Educação, da vereadora Elis foi aprovado requerimento para que seja encaminhado expediente solicitando aquisição de equipamentos para o laboratório de Química e Física da Escola do Campo de Pinheiral de Baixo. Ainda para a Secretaria de Estado da Educação, a vereadora Raíne solicita que seja encaminhado expediente solicitando ampliação e melhorias no refeitório na Escola Estadual João Sidorko, na localidade Santa Bárbara.

Aprovado o requerimento proposto por Elis, mas de iniciativa do vereador suplente Bruno Stuniale de Santine Quadros, para que seja encaminhado expediente à Secretaria de Saúde, solicitando informações sobre o atendimento odontológico no posto de saúde de Queimadas, que não estaria sendo realizado com frequência.

Indicações

Aprovada indicação da vereadora Beatriz, por iniciativa da suplente Erica Fernanda Margraf, para o Departamento de Trânsito sobre substituição das placas de sinalização na avenida Presidente Ernesto Geisel e ruas Peter Pauls e Henrique Kasdorf Henrick, em Witmarsum.

Do vereador Lucas foram aprovadas duas indicações. Uma para a Secretaria de Obras e Infraestrutura sobre ampliação da rede de iluminação pública na travessa 19 de Dezembro e outra para o Departamento de Trânsito sobre instalação de placas de sinalização na travessa 19 de Dezembro.

Também com duas indicações aprovadas, a vereadora Ana Júlia Muchinski Pauls sugere à Secretaria de Obras e Infraestrutura a realização de patrolamento e cascalhamento na estrada que se inicia na Igreja do Divino Espírito Santo, na localidade de Rincão do Coxo, e se estende até a Igreja da localidade de Encruzilhada, como também para a Secretaria de Saúde sobre vistoria e distribuição de material informativo contra o mosquito da dengue na localidade de Campestre dos Vieiras.

Com duas indicações, a vereadora Lúcia Gabriele Borges sugere para a Secretaria de Obras e Infraestrutura instalação de academia ao ar livre na localidade de Guarauninha, como também, por iniciativa do vereador suplente Bruno Jean Simon, o patrolamento e cascalhamento na estrada entre as localidades de Faxinal dos Silva e Passo do Tio Paulo, próximo a PR 151, no Km 406.

A vereadora jovem Raíne indica ao Departamento de Trânsito, que realize a colocação de placas indicativas nas localidades de Colônia Maciel, indicando acesso para as localidades de Vilinha, Papagaios Novos, Rincão do Coxo, Pinheiral de Baixo e Paiol do Fundo, como também por iniciativa do vereador suplente Ivonel Augusto Ruppel, indica a construção de playground na Escola Municipal de Colônia Maciel.

A vereador Francieli indica a Secretaria de Esporte e Cultura a instalação de cestas de basquete e substituição das traves e grades na quadra poliesportiva localizada ao lado do Ginásio de Esportes Durval Antônio de Freitas. E a vereadora Stefani indica à Secretaria Municipal de Esporte e Cultura a instalação de tabelas de basquete na quadra ao lado da pista de skate, às margens da PR 151.

A próxima sessão do Parlamento Jovem acontece no dia 30 de junho, às 14 horas.

Parlamento Jovem sessão