Três secretarias encerraram apresentações para o PPA 2018 2021 e LDO para Palmeira

Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 20 março 2017

Três secretarias encerraram apresentações para o PPA 2018 2021 e LDO para Palmeira

Gostou, compartilhe

As audiências públicas das secretarias municipais de Agricultura e Pecuária, de Assistência Social e de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, realizadas na sexta-feira (17), encerraram o cronograma de apresentações para o Plano Plurianual (PPA) 2018/2021 e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

No período da manhã a Secretaria de Agricultura e Pecuária, através do secretário Eliezer Borcoski, apresentou seus dados. Entre os destaques estão os projetos para desenvolver a agroindústria, fortalecer a Feira de Agronegócios, ampliar parceria com sindicatos rurais, cooperativas e associações, manter e conservar o Parque de Exposições Francisco Rutcoski e realizar manutenção da malha viária rural do município.

Mercado Municipal

Borcoski também tem planos para o Mercado Municipal, no qual pretende realizar mais eventos durante a semana. “Estamos estudando alternativas para movimentar mais o local. Queremos que os produtores de Palmeira tenham a possibilidade de vender seus produtos de segunda a segunda. Vamos trazer novamente o hábito das pessoas frequentarem o Mercado Municipal”, disse o secretário.

Projetos

O secretário de Assistência Social, Mário Wieczorek, durante a apresentação de sua pasta no período da tarde, falou sobre os projetos que sua secretaria pretende concluir o período do PPA. Entre os assuntos principais estão à manutenção de várias atividades já existentes, estruturar o Programa de apoio psicológico e emocional de acompanhamento  direcionado a vitimas de violências de impacto traumatizante, fortalecer as políticas públicas para prevenção do uso de drogas, gerir políticas de promoção da cidadania e direitos humanos, promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, fortalecimento da Rede de Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes e apoio as redes Não-Governamentais de Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes, dos Direitos do Idoso.

Wieczorek destacou que a secretaria está buscando alternativas para viabilizar mais recursos para as entidades locais. “Vamos conversar com representantes das esferas Estadual e Nacional para obter emendas”, relatou o secretário.

Cultura

Encerrando o cronograma de apresentações, a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, através de seu secretário Waldir Joanassi Filho, expôs ao público seus principais objetivos para os próximos quatro anos. Os pontos de destaque são a ampliação da estrutura de cultura municipal e do turismo, através da revitalização do Cinema Municipal e do Museu Histórico, criação/adequação ou construção de espaço de atendimento ao turista em área urbana, espaço definitivo para Biblioteca Municipal, criação do Centro Histórico, criação das companhias municipais de Teatro e de Dança, implantação do Programa Cultura e Biblioteca Itinerante, reativar e incentivar grupos étnicos folclóricos, além de demais atividades que fortaleçam e desenvolvam a política cultural e o turismo. Outra meta é de manter a Prefeitura de Palmeira entre as mais transparentes da região quanto à divulgação de dados aos munícipes através de seu portal.

Atividades

Em relação à cultura, Joanassi enfatizou que o trabalho será para promover atividades para todos. “A Secretaria vai trabalhar para desenvolver ações culturais em todos os níveis da sociedade, em todas as classes. Um exemplo dessa diversificação é o rap, que sempre foi uma cultura marginalizada e deixada de lado, mas que hoje, com nosso total apoio, tem evento mensal para seus apreciadores”, destacou o secretário.