Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 02 novembro 2021

TSE cassa mandato de Francischini e Emerson Bacil também perde mandato

Gostou, compartilhe

O TSE cassou na quinta-feira (28) o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (PSL) por ter propagado informações falsas sobre a urna eletrônica e o sistema de votação durante as eleições de 2018. Essa foi a primeira vez que o tribunal tomou decisão relacionada a político que fez ataque às urnas eletrônicas. O TSE considerou que a conduta de propagar desinformação pode configurar uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político. Francischini foi alvo de investigação após afirmar, sem apresentar provas, suas redes sociais, durante o primeiro turno das eleições de 2018, que as urnas eletrônicas foram adulteradas para impedir a eleição do presidente Jair Bolsonaro.

Mudanças na Alep

Com a cassação de Francischini, haverá mudanças na Assembleia Legislativa. Além de Francischini, deixam a Assembleia, Emerson Bacil e Do Carmo. Os beneficiados seriam Nereu Moura (MDB), Pedro Paulo Bazana (PV), Adelino Ribeiro (PRP) e Hussein Bakri (PSD), que hoje ocupa uma cadeira na Assembleia (líder do governo), na condição de suplente. Quem deve herdar a vaga como suplente será Alexandre Guimarães (PSD).

Perda de mandato

O deputado estadual Emerson Bacil se pronunciou depois da decisão do TSE, “perdi o mandato de deputado estadual. Quero deixar claro a todos meus amigos e amigas que confiam em nosso trabalho. Nós iremos continuar lutando pelo povo paranaense. Até porque cabe recurso e vamos atuar nesse sentido. Agradeço as várias mensagens de apoio que estou recebendo, vamos em frente, com muito respeito e cabeça erguida de um mandato que já fez muito e se Deus quiser continuará fazendo pelo povo paranaense”, disse.

Fotos: Divulgação-Alep e assessoria