Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 24 junho 2016

Vereador pede que poder público fiscalize sistema carcerário em Palmeira

Gostou, compartilhe

Na tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão realizada na terça-feira (21), o vereador João Alberto Gaiola (PDT) falou sobre o sistema carcerário em Palmeira. O vereador relatou que teve informações do Conselho da Comunidade da Comarca de Palmeira de que na carceragem da Delegacia de Polícia haveria condições de atendimento a 16 detentos, porém conta atualmente com 42 e que existem problemas devido a isto.

O vereador relatou que o Conselho constatou que a alimentação servida aos detentos nem sempre é fornecida de maneira adequada. “Eles precisam ser alimentados como qualquer ser vivo e recebem, segundo informações, alimentação azeda. Há informações que eles são aprisionados em algum momento, eu não sei porque, até no canil”, salienta o parlamentar.

O vereador disse que quando o governo do Estado e o Judiciário não agem conforme a lei determina que devem agir, não cumprem a lei, tanto o Legislativo quanto o Executivo municipal devem ser fiscais do cumprimento das leis federais e estaduais. Ele disse que o sistema prisional, com as falhas que tem, não permite a ressocialização dos detentos.

Gaiola solicitou aos demais vereadores que aprovassem o requerimento de sua autoria solicitando que a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos realize um relatório completo da situação dos encarcerados na Delegacia de Palmeira. “Daí, faremos o que é de nossa responsabilidade, que é dar conhecimento a todos os cidadãos palmeirenses”, disse Gaiola.