Polí­tica

Notícia publicada domingo 03 janeiro 2016

Vereadores aprovam reajuste pelo INPC nos subsídios dos agentes políticos

Gostou, compartilhe

Na última sessão ordinária de 2015 da Câmara Municipal, realizada no último dia 29, os vereadores votaram e aprovaram em definitivo 12 projetos de lei em e um anteprojeto, além de 13 indicações e 11 projetos de decreto legislativo. Entre os projetos de lei aprovados está o que trata do reajuste dos valores dos subsídios dos agentes políticos – prefeito, vice, secretários, comissionados e vereadores – em 10,97%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Sobre o projeto de lei que dispõe sobre o reajuste, o vereador João Alberto Gaiola (PDT) foi o primeiro a se pronunciar. Ele explicou que o projeto utiliza do índice inflacionário de 2015, para a correção do subsídio, medida que já fora feita nos últimos três anos. Gaiola ressaltou que não apenas os vereadores e os agentes políticos do Executivo foram contemplados com o reajuste, mas todos os servidores municipais.

“A legislação nacional diz que os salários devem ser indexados uma vez ao ano, através da recomposição da inflação, daquilo que o salário desvalorizou para que o salário se mantenha aproximado com o que se recebia no ano anterior”, explanou Gaiola, que disse que esta correção não pode ser confundida com a fixação de subsídio, que foi discutida no último mês de setembro e gerou muita polêmica.

O vereador Mário Wieczorek (PP), por sua vez, salientou que quando a população tiver dúvidas sobre algum assunto deve se informar antes de postar inverdades nas redes sociais, dizendo que o que os vereadores estão fazendo é imoral. “Gostaria de dizer para estes munícipes que gostam de criticar nas redes sociais que venham participar da Escola do Legislativo, do Parlamento Jovem, que acessem a TV Senado, a TV Câmara, que estudem um pouco mais, para que, daí sim, eu possa aceitar críticas”, falou Wieczorek.

Já o vereador Pastor Anselmo (PSD) acompanhou os colegas e disse que este grupo que critica o trabalho dos vereadores não representa a totalidade de cidadãos do município e comentou que quando se trata de remuneração dos agentes políticos, os vereadores são desrespeitados devido à falta de informação daqueles que os criticam.

Dos oito vereadores presentes à sessão, somente o vereador José Ailton Vasco (PTN) votou contrário ao projeto de lei que trata do reajuste pelo índice inflacionário dos subsídios dos agentes políticos. O vereador Eliezer Borcoski (PSB) não participou da sessão.