Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 02 outubro 2015

Cida Borghetti prestigia posse da nova diretoria da Acampar

Gostou, compartilhe

O vereador Pastor Anselmo (PSD) representou a Câmara Municipal de Palmeira, na quinta-feira (1º), no Fórum Parlamento Forte & Desenvolvimento Municipal, realizado em Curitiba, promovido pela Associação das Câmaras do Paraná (Acampar), entidade da qual integra a diretoria, que tomou posse oficialmente na ocasião. O evento contou com a presença da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PROS), representando o governador Beto Richa (PSDB). A nova diretoria da Acampar é presidida por Julio Makuch, vereador de Prudentópolis. Pastor Anselmo é o 2ª tesoureiro.

O evento contou ainda com a presença do presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), Rogério Rodrigues da Silva, do presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, entre outras autoridades.

Makuch abriu seu discurso sobre o Poder Legislativo com uma fala do professor da Universidade Nacional de Brasilia (UNB) e consultor aposentado do Senado Federal, Antonio José Barbosa, em palestra realizada em Palmeira, pela Escola do Legislativo. “As maiores mudanças que já ocorreram, que estão ocorrendo e que poderão ocorrer no Brasil, estão nas mãos do Poder Legislativo”, disse o presidente da Acampar, que chamou Barbosa para palestrar no evento em Curitiba após o ter assistido na Câmara de Palmeira.

O presidente da Acampar disse que o Poder Legislativo precisa de capacitação e orientação, e não apenas de punição e perseguição, referindo-se à imprensa, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. “Como em qualquer função de trabalho temos os profissionais bons e os ruins, mas o vereador é a bola da vez para ser criticado e julgado”, disse Makuch, que ainda criticou duramente os municípios que reduziram os subsídios em função da pressão popular.

Importância

A vice-governadora parabenizou a nova diretoria da Acampar e disse que é muito importante o relacionamento dos poderes Executivo e Legislativo. Ela disse também que os vereadores são de grande importância na vida pública, pois estão em contato direto com a população. “O vereador é o agente politico que tem o cargo mais próximo do cidadão, pois vocês estão nos bairros, nas ruas, escutando as necessidades da população e ao mesmo tempo, estão acompanhando o serviço público que é realizado, como o bom andamento das escolas, serviços de saúde, obras, entre outros, levando as demandas para o Executivo”, salientou Cida Borghetti, que comentou que a eleição de vereador é a mais difícil, por ter muitos candidatos e não ter tempo de todos expressarem suas ideias no período eleitoral.

Pastor Anselmo afirmou que se sente feliz de fazer parte de uma instituição como a Acampar, e que vê nesta representatividade da categoria a oportunidade de se aproximar da esfera estadual de governança, no anseio de defender o Legislativo de Palmeira e buscar recursos para o município. “Em Palmeira ou fora dela, tenho como vereador o compromisso de legislar e fiscalizar para o município. No entanto, a representatividade fora de Palmeira possibilita fortalecer o poder Legislativo, como conseguir trazer recursos que melhorem a vida da população”, disse ele.