Principal

Notícia publicada segunda-feira 15 agosto 2016

14ª Feira Regional de Sementes Crioulas em Palmeira teve 18 caravanas de diversos estados

Gostou, compartilhe

Entre os dias 05 a 07 de agosto foi realizada, a 14ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade em Palmeira. A feira começou a ser planejada desde o ano passado, com a realização de reuniões de planejamento e visitas ao espaço. Mais de dois mil agricultores e agricultoras familiares, adultos e jovens estudantes das escolas municipais do campo e da cidade, professores, representantes de povos indígenase pesquisadores, em 18 caravanas, de 40 municípios do Paraná, 16 de Santa Catarina, 2 do Rio Grande do Sul e um do Rio de Janeiro.

Oficinas

A feira contou com 65 expositores e expositoras e foram realizadas 14 oficinas e 3 seminários com os temas relacionados às Redes de Abastecimento Alimentar, a Produção Ecológica da Erva-Mate e Ameaças dos Direitos à Biodiversidade. Para o assessor técnico da AS-PTA. André Emílio Jantara, é importante reconhecer o resgate do papel essencial e insubstituível que têm desempenhado as mulheres agricultoras na reprodução e no fortalecimento da agricultura familiar e camponesa, como agentes da produção, da conservação e defesa da biodiversidade, como gestoras de diferentes fontes de renda e como promotoras de inovações técnicas e esteio da segurança alimentar das famílias.

André também destaca e agradece o apoio dos patrocinadores da feira que contribuíram com recursos para alimentação, estrutura e transporte dos participantes.