Principal

Notícia publicada quarta-feira 21 fevereiro 2018

Município de Palmeira avança de nível em categorização no Mapa do Turismo Brasileiro

Gostou, compartilhe

O Ministério do Turismo atualizou na última semana a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Palmeira apresentou evolução e passou do nível D para o C. Esta categorização considera o número de empreendimentos e empregos formais no setor de hospedagem e no fluxo de visitantes.

Realizada a partir de quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’. A atualização do instrumento revelou um crescimento da atuação do turismo em 358 municípios brasileiros, entre os quais está Palmeira.

Evolução do turismo

De acordo com Waldir Joanassi Filho, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, a evolução do turismo em Palmeira é fruto dos investimentos e ações que atraem o turista até o município. “Buscamos criar mercado com o turismo de eventos direcionados a públicos diferente o ano todo. Só na Colônia Witmarsum, por exemplo são quatro eventos típicos alemães que acontecem durante o ano”, destacou.

Joanassi também reforçou que “na cidade é investido em folclore e em feiras temáticas, além de um trabalho intenso junto aos restaurantes para fortalecer ações na gastronomia. Hoje o visitante pode comer o pão no bafo, nosso patrimônio imaterial, em qualquer dia da semana. Basta consultar o site da Prefeitura e ver qual restaurante estará servindo no dia que realizar a visita. Palmeira é uma cidade acolhedora e essas ações vêm somar no aumento da visitação e também na criação de postos de trabalho ligados ao turismo e novos empreendimentos”, disse o secretário. Palmeira registrou alta 15% no número de empreendimentos turísticos, de acordo com dados do IPARDES, que tem a RAIS como base, e comparou os anos de 2012 a 2016. O município também apresentou elevação de 9% no número de empregos no setor.

Categorização

Conforme Karen Kobilarz, gerente da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), pode-se afirmar que Palmeira e Jaguariaíva subiram na categorização do turismo, devido, principalmente ao fato de a gestão municipal adotar estratégias para o fortalecimento do setor.

Categorização dos municípios da região turística Campos Gerais: Categoria B – Ponta Grossa; Categoria C – Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Telêmaco Borba e Tibagi; Categoria D – Arapoti, Carambeí, Piraí do Sul e Sengés e Categoria E – Ipiranga.