Principal

Notícia publicada quarta-feira 26 abril 2017

Grupo “Baikeiros da Lua” Uma paixão que une turismo e bicicleta há 12 anos em Palmeira

Gostou, compartilhe

Tem um ditado que diz: “quem tem boca vai a Roma”, para um grupo de Palmeira, poderia se dizer, “quem tem pernas e vontade, vai onde quiser”. Pois esse grupo já andou por boa parte do nosso Brasil, países vizinhos, além do Continente Europeu. E, o que une essa turma pode ser, paixão, turismo, esporte, gosto, aventura, loucura, desafio, superação, entre outras tantas, palavras que identificam e incentivam o grupo palmeirense “Baikeiros da Lua” que já existe há 12 anos em Palmeira e atualmente conta com 58 integrantes.

Geralmente são os homens que participam dos passeios, mas sempre que possível, a família também acompanha. Em seus passeios os ciclistas utilizam equipamentos básicos como capacete, luvas, bermuda, camisas coloridas, óculos, tênis ou sapatilhas, tudo para garantir a segurança nas viagens. Em algumas ocasiões têm um carro de apoio para auxiliar quando é necessário.

Para saber um pouco mais sobre eles, e nos contar algumas histórias interessantes e que nos levam a viajar por vários lugares conversamos com dois integrantes do grupo Ivonei Margraf e Edson Koslosky, que contaram algumas das aventuras do grupo durante esses anos de atividades.

Costa do Chile

Em setembro de 2008, seis ciclistas estiveram na Costa do Chile e pedalaram na Rodovia Panamericana que tem 44 mil km de extensão. Visitaram cidades como Valparaíso, Vinã Del Mar e Lar Serena que tem o maior porto e fica no norte do Chile. Foram seis dias e o percurso foi de 550 km.

PETAR

No ano de 2011, o passeio foi no Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira (PETAR) em São Paulo, onde nesse local existem 365 cavernas. E segundo Koslosky com as bicicletas eles puderam percorrer lugares que se estivessem de carro não poderiam.

Chapada Diamantina

Em 2014 quatro ciclistas foram para Minas Gerais, na Chapada Diamantina e circularam a chapada inteira, apesar do clima seco, com cactos, semi-árido e com paisagens deslumbrantes. Conheceram a Gruta de Garimpo com 1500 metros de profundidade e também a Cachoeira da Fumaça – a maior cachoeira do Brasil, nas cavernas também puderam conhecer a Flor de Aragonita, que é uma formação geológica, a segunda mais rara do mundo.

Paraty

Em 2016, três ciclistas iriam para Paraty/RJ. Eles percorreram as Ilhas de Superagui, das Peças, Comprido, Cardozo, Cananéia e Iguapé. Mas um incidente em Praia Grande em Santos/SP, quando uma tentativa de roubo, fez os ciclistas voltarem para Palmeira e não concluírem o percurso.

Deserto do Atacama

Em fevereiro de 2016, nove ciclistas foram percorrer o Deserto do Atacama, um lugar muito seco, sem nenhuma vegetação, muito quente de dia e com temperaturas abaixo de zero à noite. Onde eles conheceram locais como São Pedro de Atacama, Vale da Lua e Vale da Morte.

Vale Europeu

No carnaval deste ano, os palmeirenses estiveram no circuito Vale Europeu, na cidade de Presidente Getúlio em Santa Catarina, um local que tem 350 quilômetros demarcados. Segundo Koslosky, é um circuito avançado no cicloturismo e recebe vários grupos de pessoas durante o ano.

Tradições

O grupo tem duas tradições que eles realizam anualmente, o percurso de Palmeira a Caiobá no litoral paranaense no mês de março, quando percorrem 206 quilômetros em um dia, e também na localidade de Nossa Senhora das Neves, que acontecerá agora no dia 1º de maio, aonde os ciclistas geralmente vão para pernoitar e andar nos arredores e para conhecer as belezas do local.

Fotos: Edson José Koslosky e Ivonei Margraf