Economia

Notícia publicada segunda-feira 09 novembro 2015

Distrito Industrial em Witmarsum deve ocupar área de 1 milhão de m² às margens da BR 376

Gostou, compartilhe

O município de Palmeira pode dispor, em breve, de um novo Distrito Industrial e Empresarial. O empreendimento é de iniciativa privada de uma empresa de Curitiba, a ADP, e deve ocupar, a princípio, uma área de 1 milhão de m², localizada às margens da BR 376, em Witmarsum. A expectativa dos empreendedores, entretanto, é ampliar a área em breve, para o que já estão em fase de aquisição de novos imóveis contíguos ao que vai abrigar a primeira etapa do projeto.

O objetivo é que o Distrito Industrial para abrigue empresas de diversos segmentos, como indústria, agropecuária e serviços. A ideia já vinha sendo cogitada há algum tempo, mas deve se concretizar agora tendo em vista a construção de um aeroporto privado de pequeno porte em local próximo e o interesse de empresas por terrenos ás margens da rodovia que liga Curitiba e Ponta Grossa, a 50 quilômetros do Parque Barigui, na entrada da capital.

Além das distâncias relativamente curtas para Curitiba e Ponta Grossa, o futuro Distrito Industrial em Witmarsum oferece outros atrativos, como a disposição de rede de fornecimento de gás natural, linha de fibra ótica de comunicação e transmissão de dados e a rodovia com pista dupla, o que facilita o recebimento de matéria prima e o escoamento dos produtos acabados.

O empreendimento vem recebendo apoio da Prefeitura de Palmeira e também da Associação Comunitária de Moradores Proprietários de Witmarsum e da Cooperativa Witmarsum. Tanto que, dias atrás, representantes destas entidades estiveram em visita à área, acompanhando representante dos empreendedores. O projeto gerou satisfação, uma vez que representa possibilidade de novos empregos e geração de renda e tributos para a localidade e para o município.

Avaliação

A instalação do Distrito Industrial em Witmarsum está sendo avaliada por uma comissão da Prefeitura de Palmeira. A comissão da Prefeitura que está avaliando a área é integrada pelos secretários Jaudeth Hajar, de Planejamento, e Inácio Budziak, de Indústria, Comércio e Turismo, e conta ainda com diretores de departamentos das duas secretarias, além de um engenheiro e um arquiteto.

Segundo o secretário de Planejamento, a comissão vai estudar o aspecto ambiental do empreendimento, bem como definir o perímetro da futura zona futura industrial e empresarial. Também fazem parte das atribuições da comissão o estudo da oferta de incentivos fiscais por parte da Prefeitura de Palmeira e outros incentivos previstos em lei, como a execução de terraplenagem onde necessário.