Principal

Notícia publicada terça-feira 16 abril 2019

Extinção da Santa Casa pode ocorrer caso não apareça interessados em formar nova diretoria

Gostou, compartilhe

Palmeira pode ficar sem hospital se uma nova diretoria não for formada para assumir a direção da Santa Casa de Palmeira

A Santa Casa de Palmeira, por meio de seu provedor Antonio Carlos Carneiro, está convocando, através de um Edital de Convocação em caráter Extraordinário, o seu Quadro de Associados para eleição. A convocação, conforme o edital está de acordo com o Artigo 25, letra “A” dos seus estatutos, que convoca para eleição dos novos: Conselho Deliberativo, Diretoria e Conselho Fiscal.

O Edital informa que os interessados deverão dirigir-se até a administração do hospital para maiores informações, sendo que o prazo de registro de chapas é de dez dias a contar da data do edital que foi expedido pela provedoria da Santa Casa e entregue para a Gazeta de Palmeira a fim de ser publicado na próxima edição do jornal e gerar seus efeitos legais. O que chamou a atenção no corpo do edital foi a menção feita de que caso não haja interesse da comunidade, a atual Estrutura Organizacional decretará a Extinção do Hospital e procederá de acordo com o capítulo VIII do estatuto da entidade que trata da dissolução.

Uma atitude era aguardada por parte da atual diretoria do Hospital Santa Casa, que a pouco mais de uma semana, após participar de uma reunião no dia 5 de abril, no auditório da Secretaria de Assistência Social, com a presença de integrantes da Santa Casa, Prefeitura Municipal, da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, e do Conselho Municipal de Saúde, para tratar das dificuldades enfrentadas pelo hospital e da possível paralisação no atendimento à população, o hospital deveria comunicar a Regional de Saúde, uma vez que o setor de obstetrícia e pediatria já estavam sofrendo dificuldades em seu funcionamento. Isso, devido a exigência para que o hospital arcasse com uma equipe técnica de obstetra, pediatra e anestesista para a realização de partos, sendo que a Santa Casa comunicou a 3ª Regional de Saúde que não tinha como proceder dessa forma.

O lançamento do edital de convocação de eleição dá um tempo a mais para tentar resolver o impasse, e, demonstra de maneira clara que a atual diretoria do hospital não tem mais interesse em permanecer à frente da instituição. O que já vinha sendo falado pelos atuais diretores e pelo provedor, e pode de até deixar Palmeira sem um hospital que acaba sendo o único socorro da população que depende de internamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade e que também atende outros municípios.

Dificuldades

Não é de hoje que o Hospital de Caridade de Palmeira, intitulado agora de Santa Casa de Misericórdia de Palmeira vem enfrentando dificuldades financeiras, administrativas e estruturais. Tanto que no ano de 2011 quando a atual diretoria assumiu a condução o hospital, que estava na eminência de fechar as portas devido a problemas principalmente financeiros.

A partir do momento que a nova diretoria assumiu, houve uma mudança na forma de administrar o hospital. Porém, segundo o provedor Antonio Carlos Carneiro, todos que compõem a diretoria são voluntários, e que também sempre foi muito difícil de equilibrar as contas, pois é uma estrutura muito grande e cara, e, por muitas vezes acabava ficando no vermelho. Porém é importante salientar segundo disse o provedor, “hoje, em termos de obrigações, está tudo em dia, seja em termos de salários e outros impostos. E que uma dívida que o hospital tem com entes federais, é uma herança de administração anterior, disse o provedor”.

Promoções

Desde que a atual diretoria assumiu o hospital, foram realizadas diversas promoções e ações que visavam a arrecadação de recursos financeiros para dar suporte nas despesas mensais da casa de saúde que é a mais antiga da cidade e uma das mais velhas da região.

Com as diversas ações e promoções que foram realizadas pela direção da Santa Casa de Palmeira, o hospital deu uma guinada em termos de estrutura em relação ao que existia anteriormente. O hospital foi praticamente reconstruído, uma vez que as enfermarias e consultórios foram reformados e equipamentos modernos foram adquiridos. O Pronto Atendimento que é de responsabilidade da Prefeitura de Palmeira se instalou junto ao hospital em espaço locado, mediante contrato entre as partes. Porém, as dificuldades de um hospital são imensas, e os recursos acabam não fazendo frente às necessidades, segundo a diretoria.

Expectativa

Segundo informou um dos diretores do hospital, a expectativa da atual administração da Santa Casa, é de que uma nova chapa seja formada e que possa assumir a direção e os trabalhos desenvolvidos e que os serviços de saúde que são essenciais possam continuar a serem prestados à população de Palmeira e região.

Nota Oficial

Na semana passada, devido à expectativa da Santa Casa anunciar uma decisão em relação à paralisação de serviços, a Gazeta de Palmeira solicitou a Prefeitura para que enviasse sua manifestação sobre o assunto, a nota foi enviada conforme segue:

“Quanto a reunião ocorrida na última sexta-feira (5) para tratar sobre dificuldade da gestão administrativa apresentada pelo Hospital Santa Casa, com participação da Prefeitura Municipal de Palmeira, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde e 3ª Regional de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde informa que continuará a honrar com os autos do contrato existente com o Hospital Santa Casa. Portanto, como definido em reunião, cabe ao hospital em questão informar a decisão que será tomada quanto à continuidade ou não do contrato. Atualmente o contrato prevê subsídio municipal para maternidade e internamentos em leitos do hospital em questão. Caso o hospital opte pela descontinuidade no contrato caberá ao mesmo oficializar a questão com a 3ª Regional de Saúde para que esses serviços sejam prestados em outras instituições. O serviço de Pronto Atendimento não sofrerá mudanças”.

Fotos: Moacir Guchert