Principal

Notícia publicada sexta-feira 23 setembro 2016

Greve dos bancários completa 18 dias sem avanço nas negociações no Estado do Paraná

Gostou, compartilhe

A greve dos bancários no Paraná, que começou no dia 6 de setembro, já completa 18 dias sem avanço nas negociações. No ano passado, a greve da categoria durou 20 dias.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se recusa a apresentar nova proposta aos bancários e insiste num reajuste de 7% que sequer repõe as perdas inflacionárias da categoria, calculadas em 9,57%, pelo Dieese.

Palmeira

Em Palmeira, desde quarta-feira, as cinco agências bancárias: Banco do Brasil, HSBC, Itaú, Caixa Econômica Federal e Bradesco estão fechadas. Apenas a Cooperativa de Crédito Rural Solidário – Cresol e a Cooperativa de Crédito – Sicredi, que por serem cooperativas, estão funcionando normalmente.

Consumidor

Devido a greve dos bancos, o Procon – PR está orientando para que os consumidores busquem meios alternativos como casas lotéricas, correspondentes bancários como farmácias e supermercados, agência dos Correios, caixas eletrônicos, internet e aplicativos de celular, e até mesmo o próprio fornecedor, para efetuar os pagamentos e evitar o acréscimo de juros e multas nas contas.

Reunião

O Comando Nacional dos Bancários se reúne na próxima segunda-feira, dia 26 em São Paulo, na sede da Contraf-CUT, a partir das 14 horas. Os dirigentes sindicais irão avaliar as paralisações e mobilizações da maior greve da história da categoria e definir os próximos passos a serem seguidos

A pauta de reivindicações foi entregue aos bancos no dia 9 de agosto, mas a Fenaban não apresentou proposta decente, que contemple as reivindicações dos trabalhadores. Já foram oito reuniões de negociação sem sucesso. O Comando Nacional dos Bancários salienta que está aberto a negociações, mas até agora a Fenaban não marcou novas reuniões.