Principal

Notícia publicada domingo 05 agosto 2018

Lançamento oficial da Linha Gastronômica de Palmeira – Festival de Inverno apresenta 27 pratos especiais

Gostou, compartilhe

Na noite de terça-feira (31) 25 estabelecimentos comerciais de Palmeira apresentaram os 27 pratos preparados especialmente para participar da Linha Gastronômica de Palmeira – Festival de Inverno. A cerimônia de lançamento do projeto aconteceu no ‘Solar Jesuíno Marcondes’, prédio que abriga o Museu Histórico de Palmeira.

Um a um os pratos, que agora estão disponíveis aos consumidores nos respectivos estabelecimentos, foram apresentados ao público presente. São 17 participantes da área urbana de Palmeira e oito da Colônia Witmarsum que aceitaram o desafio de desenvolver receitas que apresentassem um dos seguintes ingredientes culturalmente valorizados na nossa região: abacate, abóbora, jerivá, limão caipira, mandioca, mexerica e pinhão.
Festival de Inverno

O prefeito Edir Havrechaki declarou oficialmente, o início do Festival de Inverno, que acontecerá de 1º a 31 de agosto. Durante seu discurso agradeceu e parabenizou os empresários que aceitaram participar do projeto. “Realmente é um desafio para todos. Quando lançamos essa ideia, muitos desacreditaram, mas estamos provando que o turismo gastronômico irá dar muito certo em Palmeira. O Festival é um grande estímulo para tirar as pessoas de casa e levar elas para consumir e conhecer os restaurantes e demais estabelecimentos gastronômicos de Palmeira. E temos certeza que também vamos atrair visitantes de outras cidades”, destacou o prefeito.

Havrechaki também enfatizou que um dos objetivos da Administração Municipal é fomentar o turismo. “Temos um potencial enorme em Palmeira e através de ações como essa iremos ter cada vez mais sucesso, atraindo turistas que trarão dinheiro para o nosso município, faremos circular dinheiro no comércio local e também vamos atrair investimentos. Quando elaboramos a Linha Gastronômica pensamos no progresso do turismo e do comércio, para transformar Palmeira em uma cidade cada vez mais bonita e que as pessoas tenham prazer em visitar”, disse.

O secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, falou sobre a união demonstrada por comerciantes e poder público para fazer o Festival de Inverno ter sucesso. “O cooperativismo demonstrado pelos estabelecimentos é muito admirável. Eles se uniram para alavancar vendas e fidelizar clientes, sem ter medo de que um vai fazer propaganda para o outro durante o período do projeto”, comentou.

Joanassi também revelou ter certeza de que os clientes que experimentarem os pratos do Festival de Inverno irão ter uma grata surpresa. “O público que prestigiar as delícias preparadas pelos nossos estabelecimentos irão experimentar as melhores sensações de gosto e aroma, irão elevar seus paladares”, destacou o secretário.

Após o Festival de Inverno ser declarado oficialmente aberto, o público presente na cerimônia degustou um arroz com abóbora e amêndoas, acompanhado de estrogonofe de costela com pinhão, receita elaborada pelo prefeito Edir Havrechaki, inspirado pelo o projeto Linha Gastronômica de Palmeira – Festival de Inverno. Também foi possível experimentar a Cabriúva, bebida típica de Piraí do Sul e que é composta de vinho tinto seco aquecido, acrescido de gemada. Na sequência o público realizou uma pequena degustação dos pratos que serão servidos durante o Festival de Inverno.

Pratos participantes

Confira abaixo uma lista com os pratos participantes da Linha Gastronômica de Palmeira – Festival de Inverno. Mais detalhes, como locais e preços, podem ser vistos no site da Prefeitura de Palmeira, através do link www.palmeira.pr.gov.br/linhagastronomica.

Bolinho Cangaceiro (mandioca) – Restaurante Alecrim; Cheescake de Mimosa – J&V Bistrô; Maionese de Abóbora – Coração de Mãe; Croquete de Mandioca com Costela – Dito e Feito; Sorvete de Jerivá com calda de Mexerica ou Butiá – Sorvete e Cia; Sorvete de Limão Caipira com chocolate branco – Império do Chocolate; Waffer de Abóbora com Calda de Mexerica – Império do Chocolate; Sushi com Abacate e Yakissoba com Teppanyaki – Restaurante Bambu; Creme de Mandioca com Costela – Lanchonete Dhaal; Docinhos de Mexerica – Lanchonete Dhaal; Cheesecake com calda de Mexerica – Restaurante Girassol; Pumpkin Spice Latte – Maranello Café; Coxinha de Mandioca com costela – Maranello Café; Purê de Mandioca com Ragú de Carne e Pinhão – Restaurante Requinte; Pizza de Posta de Angus ao creme de Mandioca – Pizzaria Don Giovanni; Ceviche de tilápia com abacate acompanhado de chips de Mandioca – Farelinhos Conveniência; Bolinho Gemischt (pinhão, abóbora, mandioca, lombo suíno e alcatra) – Choperia Kasdorf’s; Mell Burger com Molho Especial de Abóbora – Mell Burger; Burger Tex Mex com maionese de Abacate – Duda Burger; Pastel de Abóbora Doce ou Salgado – Tatata Pastéis; Risoto de Joelho de Porco defumado com Pinhão – Bierwit Restaurante e Choperia; Joelho de Porco ao Molho de Mexerica – Frutilhas Lowen; Creme de Mandioca com Lombo – Edit’s Kaffee Hof; Pão de Mandioca recheado com linguiça Blumenau – Delícias da Sogra; Sanduíche de Pão de Fermentação Natural de Mandioca recheado com Queijo Brie e blueberry – Lecker/Padaria Sauerteig; Cerveja estilo Witbier com Mexerica – Kunst Cervejaria; Lasanha de Champignon com Pinhão ao Molho Branco – Chácara Beija Flor e Croquete de Mandioca com Carne Seca e gorgonzola – Restaurante Franco Grill.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Palmeira