Principal

Notícia publicada quinta-feira 06 outubro 2016

Proerd realiza formatura de 475 alunos de 14 escolas da rede municipal de ensino

Gostou, compartilhe

Numa parceria das Secretarias Municipal de Educação e Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos de Palmeira com a Polícia Militar, aconteceu na última terça-feira (4), no Clube Palmeirense a solenidade de formatura dos 475 alunos que concluíram o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Estiveram presentes na solenidade, 1º tenente Saulo Vinícius Hladyszwski, comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Mário Antônio Wieczorek, Secretário de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Dirlene Aparecida Delfrate, diretora do Departamento Municipal de Educação, Márcia Regina Pereira Ristow, presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Isabel Côrrea, vice-presidente do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança, Tânia Mara Trindade, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Antonina Nunes Kapp, representando o Conselho Tutelar. Representando o prefeito municipal Edir Havrechaki, o secretário Mário Wieczorek disse que “o prefeito deu a garantia de que o programa irá continuar na sua próxima gestão”. Ao final da solenidade, o aluno Jonas Emanuel dos Santos Kapp, fez o juramento que foi acompanhado pelos demais formandos. A solenidade de formatura foi animada por uma banda musical composta por policiais militares, sendo que o repertório foi desenvolvido especialmente para o Proerd.

Participação

O Proerd foi desenvolvido em 14 escolas da rede municipal de ensino, sendo 11 turmas na cidade e 11 turmas em localidades no interior do município para alunos do 5º ano. As escolas participantes foram: Escola Professor Eurides Teixeira de Freitas, Escola Nossa Senhora do Rocio, Escola Integrada Nossa Senhora Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, Escola Professor Gabriel Prestes, Escola Anna Ferreira de Freitas, Escola do Campo Nossa Senhora do Rosário, Escola do Campo de Colônia Maciel, Escola do Campo Professor Clotário Santos, Escola do Campo de Queimadas, Escola do Campo de Witmarsum, Escola do Campo Ida Albach, Escola do Campo Pedro Gross Filho, Escola do Campo de Santa Bárbara de Cima e Escola do Campo Leonor Santos.

Programa

No Paraná o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar, em parcerias com as Secretarias Municipais de Educação e escolas. A cooperação entre polícia, escola e família resulta em atividades educacionais em sala de aula, durante um trimestre letivo, onde os estudantes recebem 10 lições, objetivando prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre as crianças e os adolescentes.

As escolas, assim como as famílias, são essenciais para o bom desenvolvimento do Proerd, que em um trabalho conjunto, age em favor da criança, de suas famílias e das suas comunidades. Acreditando na parceria, o programa tem como ideal proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-as cidadãs críticas, com discernimento, capazes de ajudar no processo de construção de um país melhor.