Economia

Notícia publicada quarta-feira 03 abril 2013

Missão organizada pelo Sebrae/PR leva empresários do Paraná à China

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O Sebrae/PR realiza entre os dias 16 de maio e 2 de junho uma missão técnica empresarial à China. No roteiro, uma programação intensa nas quatro metrópoles que formam o país: Hong Kong, Shenzhen, Shangai e Beijing.

A ideia é repetir a dose de 2012, quando 25 empresários do Paraná participaram do Global Leadership Program e conheceram a realidade empresarial chinesa, por meio do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas.

O itinerário prevê visitas técnicas – com tradução simultânea e apoio de consultor especializado em negócios – a universidades, órgãos públicos, centros de pesquisa, empresas e ‘laboratórios’ de startups, dentre outros.

De olho nas grandes empresas estrangeiras que foram atraídas pelas oportunidades vislumbradas naquele país, a China investiu em infraestrutura, energia e matéria-prima. E as multinacionais levaram a tecnologia.

“O país ganhou competitividade no mercado internacional, os governos investiram e chegamos à China de hoje: a segunda potência econômica do mundo, organizada, competitiva e adaptável às mudanças e exigências globais”, diz a consultora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese, que coordena o Global Leadership Program.

“É preciso olhar para a China como um lugar de oportunidades. A população tem poder de compra e tudo que simboliza o ocidente, como roupas de grife ou vinhos, eles querem consumir, sejam hábitos ou produtos. Os chineses querem produtos ocidentais, até porque durante anos o país fechou-se para o mercado.”

Segundo Rosângela Angonese, os chineses são muito ágeis em detectar oportunidades. “E eles querem se tornar uma economia global, por isso empreendem mundo afora, em busca de oportunidades de negócios, de investimentos, de parceria e de mercados para seus produtos, e não só regionalmente. Os chineses têm uma visão de longo prazo e muita persistência e comprometimento com a meta futura”, destaca.

O objetivo da missão é fazer com que os empresários paranaenses entendam e conheçam o que é importante para o chinês e como os hábitos e a cultura milenar desse povo interferem no fechamento de negócios.

“Eles são muito diferentes. Só conseguimos observar as particularidades indo até lá, é um conhecimento que não está em nenhum livro. As descobertas serão muito úteis, pois na hora de vender um produto o empresário vai saber com quem está lidando e qual a melhor estratégia a adotar”, afirma Rosângela Angonese.

Programação

Para saber mais sobre a missão do Sebrae/PR para a China, o valor de investimento e sua programação completa, os empresários interessados podem obter informações pelo 0800 570 0800. O Sebrae/PR alerta que, para a entrada na China, é necessário possuir visto.

Em Shenzhen, zona econômica especial da China, estão previstas visitas técnicas à Huawei, empresa líder global em equipamentos para redes de telecomunicações; à Tencent, maior empresa de internet da China; e BYD, empresa famosa por seus veículos elétricos e modelo em inovação.

A programação em Shangai, o ‘coração’ financeiro da China, prevê visitas à Universidade de Finanças e Economia de Shangai; à United Styles, plataforma de venda online para roupas em que o consumidor é o designer do seu produto; e ao Porto de Shangai, o maior porto de águas profundas do mundo.

Em Beijing, centro político chinês, visitas à Embaixada do Brasil, num encontro com diplomatas especialistas na realidade econômico-comercial chinesa; e ao Distrito de Tecnologia de Tianjun, um dos mais importante da China e que atua desde o setor de software ao aeroespacial, dentre outros.