Economia

Notícia publicada quinta-feira 21 junho 2012

Saldo positivo de empregos formais em maio não reverte número negativo do ano

Gostou, compartilhe

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que no mês de maio foram gerados no município de Palmeira 12 empregos formais, correspondendo ao crescimento de 0,21% em relação ao estoque do mês anterior. Entretanto, no período entre os meses de janeiro a maio houve retração no nível de emprego, equivalente ao decréscimo de 74 postos de trabalho. Já no período dos últimos 12 meses, o aumento foi de 264 postos de trabalho, correspondendo à elevação de 4,85%.

No mês de maio, o Caged mostra que foram efetivadas 252 contratações de trabalhadores com carteira assinada e 240 desligamentos de empregados, o que resultou em 12 vagas de emprego a menos. O setor que mais admitiu no mês foi a indústria, que contratou 115 pessoas, ao passo que desligou 93 trabalhadores, apresentando assim um saldo positivo de 22 novos postos de trabalho abertos no mês. Outro setor com destaque na abertura de vagas foi a construção civil, com 14 postos de trabalho abertos em maio, resultante de 22 admissões e oito demissões.

O setor de serviços, que vinha apresentando números significativos de vagas abertas nos quatro primeiros meses do ano, em maio teve registrado saldo negativo, Foram contratados 31 funcionários com carteira assinada e desligados 52, com o que o saldo ficou negativo em 21 vagas canceladas no mês.

Nos cinco primeiros meses de 2012, o saldo negativo de 74 postos de trabalho fechados no município resulta de 1.677 contratações com carteira assinada e 1.651 demissões de trabalhadores de todos os setores envolvidos na pesquisa feita pelo ministério com base nos números do Caged.