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Proprietários de veículos sofrem com estrutura precária do Detran em Palmeira
Os serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR) aos proprietários de veículos do município de Palmeira são alvo constante de críticas. Primeiro porque o posto de atendimento está instalado em um local acanhado, que oferece pouco conforto aos usuários. Segundo, porque pelo porte do município, que tem uma frota de mais de 16 mil veículos emplacados, já seria necessária a instalação de uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
O posto de atendimento do Detran-PR em Palmeira atende em média 70 pessoas por dia e funciona em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Os atendimentos referem-se a serviços de veículos e também agendamento de serviços de habilitação na Ciretran de Ponta Grossa.
No posto de atendimento são três pequenas salas. Uma para espera dos usuários e outras duas para os serviços internos e atendimento. Com pouco espaço, em função da grande procura pelos serviços relativos a veículos, muitas pessoas são obrigadas a aguardar do lado de fora do posto.
Para os serviços relativo à habilitação, os moradores de Palmeira são obrigados a recorrer à Ciretran de Ponta Grossa. Nem sempre, como alegam, é fácil ser atendido prontamente. Acontece, de acordo com o serviço, a necessidade de retornar uma ou mais vezes à Ciretran para completar o serviço, o que demanda tempo e também gastos.
Em 2005, a Prefeitura de Palmeira doou um área para o Estado com o objetivo de nela ser instalada a Ciretran. Oito anos depois, a área continua disponível ao Estado, mas até hoje a Ciretran não foi construída.
No último dia 5 de julho, o diretor geral do Detran-PR, Marcos Traad, esteve em Palmeira para fazer a entrega de um automóvel e equipamentos de informática para serem utilizados pelo posto de atendimento local. Na ocasião, o prefeito Edir Havrechaki manifestou a necessidade da implantação da Ciretran no município, mas sem receber uma resposta do diretor do orgão.
Mudança
A Prefeitura de Palmeira, diante das reclamações dos usuários, está viabilizando a mudança do posto de atendimento do Detran-PR para um local mais amplo. Um imóvel situado próximo ao atual posto de atendimento está passando por reformas e adequações para abrigar a unidade do órgão de trânsito. Assim que estivera pronto, será cedido ao Detran-PR para sediar a unidade local do orgão.
A respeito da possibilidade de instalação de uma Ciretran em Palmeira, o Detran-PR, através de sua assessoria de imprensa, informa que até 2011 muitas Ciretrans eram abertas no estado, seguindo apenas critérios políticos, sem embasamento técnico, fato que, até hoje, causa para o Detran-PR uma série de problemas.
O órgão de trânsito afirma que hoje monitora os atendimentos feitos nos postos e nas próprias Ciretrans para definir as necessidades reais de cada cidade ou região. Como informação, uma Ciretran de pequeno porte executa, em média, de 10 a 15 mil processos de veículos por mês – para municípios com uma frota de, no mínimo, 30 mil veículos. O posto de atendimento de Palmeira movimenta, no mesmo período, 580 processos, segundo o Detran-PR.
Sendo assim, o Detran-PR classificou as suas unidades por quantidade de atendimentos e processos: Posto Simples (como o de Palmeira), Posto Avançado (como Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo), Ciretran C (de pequeno porte – como Coronel Vivida e Siqueira Campos), Ciretran B (de médio porte – como Londrina e Maringá), e Ciretran A (de grande porte: Curitiba).