Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 01 setembro 2014

Parlamento Jovem retoma trabalhos após período de recesso

Gostou, compartilhe

A Câmara Municipal realizou na tarde da última quinta-feira (28) sessão do Parlamento Jovem de Palmeira, após o período de recesso do mês de julho. Antes da sessão ordinária, no entanto, uma sessão especial aconteceu para a posse da nova mesa executiva. Cerca de 60 pessoas, entre estudantes da Escola Municipal de Queimadas e alunos do Colégio Sagrada Família assistiram às duas sessões.

O primeiro presidente do Parlamento Jovem, Alcenir Teixeira Kuhn, que deixava a presidência, agradeceu a confiança depositada pelos colegas, como também, o auxílio dos servidores da Câmara em seu trabalho e desejou boa sorte para sua sucessora, Amanda Rigoni Baptista. Ela também agradeceu a confiança de seus pares e comprometeu-se em desempenhar com zelo sua nova função.

Na sessão ordinária foram aprovados quatro requerimentos. Um deles da vereadora Amanda à Secretaria de Esportes, para que seja enviado à Câmara um relatório completo contendo todas as atividades esportivas realizadas ou patrocinadas pela Secretaria, como também o calendário oficial de atividades esportivas municipais, se existir. Para a Secretaria de Educação foi aprovado o requerimento da vereadora Letícia Stephani Guimarães para que seja encaminhado expediente solicitando informações de quando serão realizadas as obras da nova escola em Queimadas.

Da vereadora Louise Amanda Zittel foi aprovado o requerimento para seja encaminhado expediente à Concessionária Caminhos do Paraná solicitando reforço na sinalização da entrada principal da Colônia Witmarsum. Para o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), foi aprovado o requerimento da vereadora Polyana Muchinski Grochevski solicitando a colocação de ponto de ônibus às margens da PR-151, em frente ao Colégio Agrícola Getúlio Vargas.

Indicações

Oito indicações foram também aprovadas. Da vereadora Letícia Stephani Guimarães à Secretaria de Planejamento, para que seja colocado tapume entre a obra do novo posto de saúde e a quadra poliesportiva da Escola Municipal de Queimadas. Do vereador Gustavo Kapp Hartman para a Secretaria de Obras e Infraestrutura, para que seja realizada operação tapa buraco na rua Tenente Djalma Dutra, no Jardim São José.

O vereador Alcenir Teixeira Kuhn protocolou duas indicações, uma delas indica ao prefeito que veja da possibilidade de construir mais um campo de grama sintética para futebol society em Palmeira. Além dessa, a indicação que pede que seja avaliada a possibilidade da instalação de uma academia ao ar livre na localidade de Água Clara.

Também com duas indicações aprovadas, o vereador Mateus Rain. Uma delas para a Secretaria Obras e Infraestrutura, indica a revitalização das ruas Gabriel Prestes e Francisco S. Ferreira, no bairro Vila Rosa, e a outra, ao Departamento de Transito, indica a construção de redutor de velocidade na rua Marçal Baptista Teixeira, também na Vila Rosa.

Da vereadora Louise Amanda Zittel indica à Secretaria de Obras e Infraestrutura que seja realizada operação tapa buraco e refeita a pintura das faixas em todo o trecho compreendido desde a Igreja da Torre até a BR 376 e também na rua Jacob Gisbricht, que dá acesso a Igreja Irmãos Menonitas, em Witmarsum. Do vereador Johann Fabricius Vogt, indica à Secretaria de Obras e Infraestrutura que seja realizada operação tapa buraco na estrada de Quero-Quero, trecho entre a BR-277 e a Escola Estadual.

Rejeitada

Pela primeira vez na história do Programa uma proposição foi rejeitada pela maioria dos vereadores jovens. De iniciativa da vereadora Andressa Iachinski, foi rejeitada a indicação ao Departamento de Trânsito para a possibilidade de fazer da rua Vicente Machado uma via de mão única.

O vereador Gustavo justificou o posicionamento contrário, alegando que o ideal era a via ter as vagas de estacionamento somente em um dos lados, mas não que fosse sentido único. A vereadora Andressa aceitou a sugestão do colega e disse que poderia mandar esta outra proposta para o Executivo para que fosse escolhida a melhor opção para a via. Com seis votos a três, a indicação foi reprovada.

A próxima Sessão do Parlamento Jovem acontece no dia 25 de setembro, às 14 horas, na sede da Câmara Municipal.

Parlamento Jovem mesa executiva