Principal

Notícia publicada sexta-feira 07 novembro 2014

Câmara de Porto Amazonas entrega títulos de cidadania honorária e benemérita

Gostou, compartilhe

Em sessão solene realizada na terça-feira (4), a Câmara Municipal de Porto Amazonas fez a entrega de quatro títulos de cidadania honorária e um de cidadania benemérita. Os ex-prefeitos David dos Santos Cassoli e Anselmo Maba, o empresário Ivo Boutin e o funcionário publico Servilho Roque da Silva são agora cidadão honorários do município, enquanto o tropeiro Otávio dos Reis é cidadão benemérito de Porto Amazonas.  

O médico e ex-prefeito David dos Santos Cassoli nasceu em Uru (SP) e em 178 chegou a Porto Amazonas para desempenhar suas atividades profissionais. Foi eleito prefeito para o mandato 1989 a 1992. Entre as principais marcas de sua gestão estão a implantação da Vila Reis, criação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ampliação de rede de esgoto na cidade. Também houve a aquisição de área para a instalação do parque industrial às margens da PR-427, ampliação do Colégio Estadual Coronel Amazonas, municipalização do ensino fundamental e subvenção do transporte aos munícipes universitários.  Na vida pública, também foi vice-prefeito e vereador.

Outro ex-prefeito, Anselmo Maba nasceu em Gaspar (SC). No inicio de suas atividades profissionais do município, atuou como profissional autônomo no ramo da construção civil, exercendo as funções de pedreiro e construtor de chaminés de fabricas. Em Porto Amazonas atuou como construtor e comerciante. Ingressou na vida pública como vice-prefeito e logo assumiu o cargo de prefeito em virtude do afastamento do titular, Gumercindo Bahr, com mandato entre 1969 e 1972. Na sua gestão aconteceu a aquisição da primeira ambulância do município e implantação da linha de ônibus para Curitiba.

Servilho Roque da Silva nasceu na cidade de Rebouças e em 1992 assumiu a gerência da agência dos Correios em Porto Amazonas. Atou em diversos segmentos sociais e culturais do município, dedicou-se ao esporte como técnico do Clube Atlético Renascença e voluntário em aulas de futebol para alunos da APAE. Fundou o Clube de Filatelia de Porto Amazonas e promoveu exposições filatélicas. Junto com sua esposa, idealizou o Coral Infantil Raiozinho de Luz. Foi coordenador de torneios de pesca no rio Iguaçu e da corrida de barcos.

O empresário Ivo Boutin destaca-se como um dos pioneiros no cultivo da maçã em Porto Amazonas, colaborando, com a produção em larga escala, para que o Brasil pudesse se tornar exportador do produto. Por sua iniciativa, foi criada uma infraestrutura que permitiu a seleção e acondicionamento dos produtos cultivados nos pomares porto amazonenses, garantindo a geração de vários empregos no município e a conseqüente geração de recursos para o desenvolvimento econômico e social.

O já centenário tropeiro Otávio dos Reis nasceu no dia 23 de janeiro de 2014, no município de Porto Amazonas. Aos 10 anos de idade já vendia leite, queijo e laranja no cais do porto e na estação. É considerado o último dos tropeiros, atividade que iniciou aos 14 anos, quando fez sua primeira viagem, ajudando a transportar 800 mulas de Viamão (RS) a Sorocaba (SP). Com a extinção do tropeirismo entre os estados, passou a fazer tropeadas domésticas na região dos Campos Gerais. Hoje, é um importante arquivo vivo da história do Paraná e do Brasil.

O que é

Os títulos de cidadania honorária e benemérita são entregue a personalidades que merecem reconhecimento e gratidão por serviços relevantes, procedimentos e ações notáveis perante a sociedade local. A diferenciação entre ambos está na naturalidade do homenageado, pois os cidadãos honorários são nascidos em outros municípios, enquanto os cidadãos beneméritos nasceram no município onde se confere a homenagem.