Geral

Notícia publicada segunda-feira 24 novembro 2014

EJA pode encerrar atividades em Palmeira no final do ano

Gostou, compartilhe

A unidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Palmeira, que funciona junto ao Colégio Estadual Cel. David Carneiro, está sob risco de fechamento até o final deste ano. Atualmente com cerca de 140 alunos freqüentando turmas, que poderiam ser mais se a Secretaria de Estado da Educação (SEED) autorizasse o funcionamento de novas turmas, a EJA de Palmeira não faz matrículas, mas apenas cadastra os alunos interessados em cursar disciplinas específicas, sem perspectiva de início de aulas.

Em funcionamento normal, como aconteceu durante este ano, a EJA contava com frequência de mais de 200 alunos. Porém, a SEED acabou impondo restrições ao funcionamento de novas turmas e o número de alunos matriculados diminuiu, segundo informou a diretora, professora Rubiane Rigoni. Ela disse que novas matrículas só podem ser confirmadas quando houver autorização para funcionamento de novas turmas.

Mas o funcionamento de novas turmas não deve ocorrer este ano porque a SEED só autoriza abertura de turmas que sejam concluídas no mesmo ano. Esta regra foi mudada em 2014, pois, até então, as turmas podiam começar a funcionar em um ano e terminar no ano seguinte.

Além do Colégio Estadual Cel. David Carneiro, a EJA funciona em mais um estabelecimento de ensino do município, a Escola Estadual Bom Jesus do Monte, na localidade de Vieiras, que tem três turmas e 95 alunos matriculados, segundo dados do site da SEED.

Algumas unidades da EJA no estado já receberam confirmação de que devem encerrar atividades até o final deste ano. São perto de 150 que deixarão de ofertar turmas em 2015 e algumas sequer foram comunicadas da decisão tomada pela SEED.

Requisitos

A EJA é ofertada em todo o estado, nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), em escolas da rede estadual de ensino, nas Unidades Prisionais, nos Centros de Socioeducação e Ação Pedagógica Descentralizada (Aped). A matrícula pode ser realizada na própria instituição a partir da apresentação dos documentos pessoais e comprovante da última escolarização. Para matricular-se no ensino fundamental é necessário ter 15 anos completos e no ensino médio 18 anos completos.