Geral

Notícia publicada sexta-feira 30 janeiro 2015

IAP analisa estudo e relatório de impacto ambiental de aeroporto

Gostou, compartilhe

Antes mesmo da realização da audiência pública realizada no dia 26 de novembro do ano passado, na localidade do Lago, próxima à qual está sendo projetada a implantação de um aeroporto internacional, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) já estavam de posse, desde o dia 7 de outubro, do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do empreendimento orçado em R$ 3,5 bilhões pela Companhia Aeroportuária dos Campos Gerais.

Somente após a análise e aprovação do EIA-RIMA é que deve ser emitida a licença para instalação do sítio aeroportuário. Os empreendedores estimam que em plena operação, o que deve ocorrer em um prazo entre 20 e 30 anos, o futuro aeroporto deve ser o quarto maior do mundo em número de decolagens e pousos de aeronaves. Também, que terá capacidade para receber os maiores aviões de transporte de cargas e passageiros.

O EIA é um complexo levantamento exigido para a implantação de atividades que façam uso de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição. O licenciamento ambiental dos empreendimentos apresenta uma série de procedimentos específicos, inclusive realização de audiência pública, e envolve diversos segmentos da população interessada ou afetada pelo empreendimento.

O EIA-RIMA do Sítio Aeroportuário dos Campos está à integralmente disposição do público interessado no site do IAP. O EIA conta com 599 páginas, nas quais estão diversas informações técnicas sobre o empreendimento, ilustrado com imagens e tabelas. Já o RIMA, com 35 páginas, é uma síntese do estudo e já foi apresentado à população, distribuído durante a audiência pública no dia 26 de novembro.

O projeto do aeroporto prevê a construção de quatro pistas de 3.500 metros, capazes de receber aeronaves do porte do Airbus 380. Uma área de 2 mil alqueires deve ser ocupada pelo complexo aeroportuário, que além das pistas e terminais de passageiros e cargas, também prevê a Airport City e dois distritos industriais.

Aerporto Internacional dos Campos Gerais