Agrícola

Notícia publicada terça-feira 31 março 2015

Assembleia de fumicultores discute dificuldades do setor

Gostou, compartilhe

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira realizou assembléia com os agricultores familiares do município produtores de tabaco, na quarta-feira (26), na Câmara Municipal. O objetivo foi a discussão de dificuldades enfrentadas pelo setor, especialmente com relação á comercialização do produto, visto que os produtores encontram problemas na classificação do produto e também com os preços.

O fumo é uma dos mais importantes produtos agrícolas do município de Palmeira, envolve mais de 1.500 propriedades em sua produção, que garante a terceira posição entre todos os produtos agropecuários no ranking do Valor Bruto da Produção (VBP) elaborado anualmente pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Marcos Rochinski, participou da assembleia, que foi aberta com uma análise da conjuntura da cadeia produtiva do fumo, apresentada por Vilma Agostinho Sergiki. Depois, na seqüência discutida uma pauta de reivindicações.

As reivindicações tratam de acompanhamento da Claspar na fiscalização da compra do fumo, a não cobrança antecipada pelas empresas fumageiras, busca de alternativas de diversificação da cultura do tabaco para viabilizar a diminuição da mesma, além de diminuição de classes do fumo, reeditando a portaria de classificação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Ao final da assembléia foi apresentada aos agricultores presentes uma proposta de alternativa de renda na propriedade, por diretor de uma empresa paulista, que explanou sobre o trabalho desenvolvido com uma planta comestível, a Ora Pronobis.

Segundo a presidente do sindicato, Rosilaine de Fátima Barausse, serão realizados nos próximos dias os encaminhamentos tirados durante a assembleia. Ela informou, ainda, que uma reunião deve acontecer nas próximas semanas para reavaliar a conjuntura e resultados das negociações com as empresas fumageiras.

Apoio

Em apoio aos agricultores produtores de fumo, estiveram presentes na assembleia a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (ACIP), Telma Margraf, e o secretário de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Palmeira, Nilton Antônio Wendler.