Geral

Notícia publicada sexta-feira 31 julho 2015

Quatro palmeirenses representam o Paraná em colônia de férias na Polônia

Gostou, compartilhe

A BrasPol de Palmeira núcleo de  Santa Bárbara, através de sua secretaria de Cultura, que tem à frente a professora Vera Lucia de Oliveira Mayer, conseguiu qualificar quatro palmeirenses para participarem de colônia de férias na Polônia, entre os dias 8 e 25 agosto, na cidade de Pultusk, localizada a 60 quilômetros da capital Varsóvia. A programação tem também um passeio cultural em Cracóvia, uma das cidades mais importantes do país.

A Braspol de Palmeira submeteu a proposta da Colônia de Férias onde poderiam inscrever-se candidatos de todo o Brasil, concorrendo as 20 vagas ofertadas. Em Palmeira, entre os candidatos que se apresentaram e se qualificaram, dois são alunos do Colégio Realeza, Rafael Mainginski dos Santos e Renan Sviech. Também do Colégio Estadual D. Alberto Gonçalves a aluna Fernanda Gulchinski dos Santos foi aprovada. Esses candidatos passaram por um rígido processo de seleção, que incluía conhecimentos sobre a Polônia e o idioma polonês, quesitos que foram cumpridos. Os candidatos foram assessorados pelas professoras Vera Mayer e Márcia Mainginski.

Além da participação de adolescentes, o projeto previa a participação de três monitores brasileiros. E uma das vagas coube à professora Márcia Mainginski, pedagoga do Colégio Realeza e professora da rede municipal. Márcia também foi convidada para atuar como monitora na Polônia, visto que já estudou naquele país e em Palmeira é quem ministra as aulas no idioma polonês, em projeto da Braspol local.

Segundo Vera, tudo isso só foi possível graças ao emprenho de André Hamerski, presidente da BrasPol do Rio Grande do Sul, que é quem agencia os intercâmbios, e a paranaense Maria de Lourdes Kuchenny, vice-presidente nacional da BrasPol, que dá suporte para todo o processo da viagem.

Laços

A colônia de férias é uma das ações da Wspólnota Polska, associação da comunidade polonesa, não governamental e de organização pública, que opera com captação de recursos junto ao Senado polonês. A entidade dedica-se a fortalecer os laços entre a Polônia e as pessoas de origem polonesa que vivem no exterior e mantém intercâmbio com a BrasPol, representação central da comunidade brasileiro-polonesa no Brasil.

A Wspólnota Polska possibilita e subsidia a estadia temporária de brasileiros descendentes poloneses, ou de pessoas que mantém laços culturais com a etnia, cuja finalidade está na troca de estudos e experiências das comunidades braspolinas e entidades polonesas que desejam resgatar a unidade e a valorização da polenidade, em vários segmentos, dentro e fora do território polonês.