Geral

Notícia publicada quarta-feira 08 junho 2016

Palmeira realiza etapa municipal da Conferência das Cidades no sábado

Gostou, compartilhe

Acontece neste sábado (11), na Escola Integrada Imaculada Conceição – Jesuíno Marcondes, a etapa municipal da 6ª Conferência das Cidades, que terá como tema: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas.

Os debates da conferência vão abordar a acessibilidade em espaços públicos, localização de habitações de interesse social, política de regularização fundiária para famílias de baixa renda e potencialidades econômicas municipais. O evento é aberto e todos os cidadãos de Palmeira podem participar.

Entre os objetivos da Conferência está o de ”propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre a função social da cidade e da propriedade, e sobre as formas de execução da Política Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano”.

Além dos eixos de discussão predefinidos, a Comissão Preparatória Estadual poderá elaborar até seis perguntas temáticas para discussão na conferência. De acordo com a coordenadora de planejamento, Elizete Schroeder, na etapa municipal, 10 delegados serão eleitos. “As pessoas eleitas durante esta conferência vão representar os interesses do município na etapa estadual, levando três propostas desenvolvidas durante a etapa municipal”, comentou.

A etapa estadual da conferência deve acontecer no final de 2016. Já a 6ª Conferência Nacional das Cidades será realizada em Brasília, em junho de 2017. O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, é o documento balizador da realização do evento.

Programação

A etapa municipal da 6ª Conferência das Cidades terá início às 8 horas. Pelo período de uma hora será realizada e recepção e credenciamento dos participantes, acompanhada de café. A solenidade de abertura acontece às 9 horas. Uma palestra temática, com duração de 60 minutos, começa as 9h30 e será seguida de coffe break. Às 10h45 acontece a plenária para aprovação do Regimento da Conferência, seguida pela apresentação do resultado do questionário sobre Política Urbana Municipal, às 11 horas, balanço da 5ª Conferência Municipal, às 11h10, e almoço ao meio-dia.

A Conferência retorna às 13h30, com início dos grupos temáticos. Duas horas depois acontece a plenária temática e definição das três propostas para a 6ª Conferência Estadual. Às 16h15 será feita a leitura e aprovação das moções, seguida por eleição dos Delegados para a Conferência Estadual e eleição do ConCidade Palmeira/PR – Segmento da Sociedade Civil. Às 17h30 será realizado um coffe break e às 18 horas o encerramento.