Geral

Notícia publicada sábado 11 março 2017

Apoio do Estado aos ComSUS amplia rede de serviços especializados

Gostou, compartilhe

O programa estadual de apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde (ComSUS), que está às vésperas de completar cinco anos, contabiliza resultados positivos. Implantada em 2012 pelo Governo do Estado, a política é pautada no incentivo financeiro, na organização da rede e na capacitação profissional. Durante a abertura de encontro com gestores dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, na quarta-feira (8), em Curitiba, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou indicadores que demonstram o sucesso da experiência paranaense no setor.

Especialidades

Atualmente, a organização das prefeituras em consórcios já abrange a área de especialidades, gestão do Samu e até compra de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Somente no ano passado, o Estado repassou, através do programa, R$ 25 milhões para apoiar o trabalho desenvolvido por 20 consórcios intermunicipais de saúde. O recurso foi destinado ao custeio dos serviços, aumentando a capacidade assistencial, sobretudo na área da atenção materno-infantil, e no acompanhamento a pacientes com condições crônicas, como diabetes e hipertensão.
Os incentivos são repassados em parcelas mensais, mediante o cumprimento de metas pré-estabelecidas. O valor varia de acordo com o porte do centro de especialidades e também o desempenho do consórcio na execução das ações e serviços pactuados com o Estado.
Melhora acesso

De acordo com Caputo Neto, os avanços conquistados nos últimos anos melhoraram o acesso da população paranaense a serviços de média complexidade, como consultas, exames, cirurgias eletivas e tratamento especializado. “Estamos ampliando a oferta de serviços, e o que é melhor, de maneira ágil, resolutiva e mais perto das pessoas. Isso garante mais qualidade de vida ao cidadão paranaense que depende deste tipo de assistência especializada”, enfatiza.