Geral

Notícia publicada terça-feira 04 abril 2017

4º FEPLAN realizado pelo Viveiro Porto Amazonas recebeu recorde de público

Gostou, compartilhe

O Viveiro Porto Amazonas (VPA) realizou entre os dias 8 e 11 de março o 4º FEPLAN – Feirão de Plantas, em sua sede na localidade de Nova Restinga em Porto Amazonas. Em sua quarta edição o evento ficou marcado pelo sucesso em sua realização, segundo o biólogo e diretor do VPA Leonel Carlos Anderman, principalmente pelo público, pois mais de 2.700 pessoas passaram, visitaram e compraram no Feplan, além de poder participar das palestras de alto nível que foram disponibilizadas.

Além da programação que foi bem diversificada, o tempo também colaborou para o sucesso do evento. Muitos clientes e visitantes da região marcaram presença nos quatro dias do evento e puderam aproveitar para conhecer e até comprar alguma das espécies da grande variedade de plantas que foi ofertada ao público.  A equipe VPA comemorou o grande resultado, com vendas acima das expectativas. O público também foi recorde nas palestras, e outras atividades que estavam na programação como a inédita dinâmica da Psicologia Ambiental. Ao todo mais de 1000 crianças recebidas e assistidas com uma dinâmica pioneira no Brasil que foi liderada pelo profissional Noazir Ferraro e pela bióloga Patrícia Wercklin.

Evento

Participantes das palestras como Dirceu Luiz Rossa, ex-bancário que participou de quase todos os dias, e testemunhou a organização, falou da importância desse tipo de evento. Outro como Renato Junge, arquiteto de Blumenau/SC, que falou que esse evento é único na região, mas comum em países desenvolvidos como na Europa, onde crianças na escola brincam de fazer ou formar um jardim, a essência é essa.

Professores e diretores das escolas aprovaram a iniciativa e elogiaram o trabalho apresentado aos alunos que ficaram encantados com uma metodologia prática e muito animadora. Os alunos puderam interagir com a natureza saindo do ambiente da sala de aula e receberam ensino de qualidade dentro da mata com Araucária tornando a aula mais interessante associado a uma saudável caminhada com ar puro e limpo.

Palestras

Nas palestras em todos os dias, o público foi acima de 100 pessoas, desde clientes, estudantes, e profissionais do ramo. Num total de 600 pessoas em 5 importantes palestras ministradas por selecionados profissionais da área de ecologia, tecnologia, paisagismo e política sustentável. Se uma dessas pessoas absorver um pouco do conhecimento que foi passado de graça e repassar,  vamos colher frutos importantes num futuro próximo. O Brasil está necessitado de conhecimento e manejo salienta Leonel Anderman biólogo e idealizador do evento.

Lauro Bacca ambientalista de Blumenau, Santa Catarina, que foi convidado especial para prestigiar o evento e palestrar para alunos do Colégio Agrícola de Palmeira, avaliou o evento com uma excelente iniciativa e espera por outras. Além do Colégio Agrícola de Palmeira, colégios da Lapa e Irati participaram diariamente trazendo seus alunos, bem como do ensino fundamental de Porto Amazonas e São Luiz do Purunã estiveram presentes.

O Pesquisador Dr. Flávio Zanette da (UFPR) proferiu palestra sobre a enxertia da Araucária para mais de 100 pessoas, e também lançou a parceria com o VPA que  produzirá as mudas no Viveiro a partir desse ano.

No evento foi divulgado o resultado do levantamento da AviFauna local que foi liderado por Pedro Scherer Neto. O palestrante Antenor Silva divulgou os resultados dos estudos de 2 anos de coletas e avaliações e teve a presença de biólogos da região e o presidente da SPVS Clóvis Borges.

Importância

Diversos convidados prestigiaram o evento, dentre eles, Edilson Gorte, da Sociedade Rural dos Campos Gerais que sempre prestigia eventos importantes da região, “esse foi um evento importante e valoroso para toda região dos Campos Gerais” avaliou. Já para Ivonei Vieira atual Secretário da Agricultura de Ponta Grossa e por muitos anos atuou em órgãos fiscalizadores de qualidade agrícola dos Campos Gerais endossou o trabalho apresentado e também incentivou a perpetuação das práticas que fortalecem a região dos campos gerais com conhecimento.

Também estiveram presentes o prefeito de Porto Amazonas Antonio Polato, a primeira dama Marli Polato, o vice-prefeito Roberto Garret Filho, Tenente Thiago Alexandre de Matos da Polícia Militar, Luiz Francisco Belich presidente do Sindicato Rural de Palmeira.