Policial

Notícia publicada quinta-feira 25 outubro 2012

Delegada da 13ª SDP descumpre ordem judicial e manda dois presos para o Cadeião

Gostou, compartilhe

A delegada-chefe da 13ª Subdivisão Policial (SDP), Valéria Padovani de Souza, desobedeceu a ordem judicial que interditou a Cadeia Pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, e mandou ontem para a unidade dois homens, presos na madrugada de terça-feira. “Não estou descumprindo por interesse pessoal, mas sim coletivo. Eu tenho todo o respeito à Justiça, entretanto, estou entre a cruz e a espada”, afirmou.
A determinação do juiz Antônio Acir Hrycyna, da Vara de Execuções Penais (VEP) e Corregedor dos Presídios proíbe a colocação de mais detentos no cadeião, que está superlotado, e prevê multa diária de R$ 30 mil à delegada em caso de descumprimento. Uma assessora de Antônio informou, nesta quarta-feira, que ele irá analisar a desobediência da ordem e tomar as providências cabíveis.
A delegada repassou os flagrantes dos dois detidos a juízes criminais. Um deles não se manifestou a respeito e o outro repassou o caso ao juiz da VEP. Outro preso em flagrante acabou liberado pela Justiça.
A delegada justifica que os dois homens conduzidos ao Cadeião representam risco à sociedade e não podem permanecer soltos. “Eles são acusados de crimes graves. Um é suspeito de ter cometido latrocínio [crime praticado no início de setembro cuja vítima foi o vigia de um posto de combustíveis] e o outro agrediu a mulher grávida com vários chutes na barriga. Não posso deixar estas pessoas na rua”, argumentou, acrescentando que enviou pedido à Justiça para reconsiderar a decisão.
A carceragem da 13ª SDP, no entendimento da delegada, não tem condições de manter presos. “Na delegacia há uma cela de passagem. Ela não possui banheiro adequado nem alimentação”, informou ela.