Curta você também
Destaques
EXPOSIÇÃO “COISAS DO AXÉ” CELEBRA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO MUSEU HISTÓRICO DE PALMEIRA
Neste sábado (15), às 15h30, o Museu Histórico de Palmeira abre suas portas para a exposição “Coisas do Axé”, em homenagem à Semana da Consciência Negra.
A mostra é coletiva e reúne o olhar de 30 filhos da Casa do Monjolo, que retratam, por meio da fotografia, aspectos como alimentação, musicalidade, costumes e ritos das tradições religiosas de matriz afro-brasileira presentes em Palmeira.
Os participantes passaram por três encontros formativos, onde foram debatidos temas como africanidades e brasilidades, antropologia visual e fotografia. A partir desses aprendizados, cada um desenvolveu suas próprias produções, escolhendo figurinos, locações e composições visuais que refletem suas vivências e pertencimentos.
Para Eduardo Boaventura, aluno do curso e um dos fotógrafos participantes da mostra, a exposição é uma oportunidade de educar e combater estigmas:
“Trazer para o museu fotos que retratam costumes pretos é uma maneira de apresentar à comunidade informações corretas sobre a religiosidade afro, que até hoje é cercada de mentiras e demonização”, afirmou.
Já para Waldir Joanassi Filho (Dizi), integrante da Casa do Monjolo, ocupar um espaço como o Museu de Palmeira tem um significado simbólico e político:
“É extremamente significativo que a Casa do Monjolo e seus filhos possam ocupar o museu com elementos que retratam tradições negras. Os espaços públicos são fundamentais para o combate à intolerância religiosa, ao racismo e ao preconceito estrutural — especialmente nesta semana da Consciência Negra”, destacou.
A Casa do Monjolo realiza há 15 anos, de forma ininterrupta, a Semana da Consciência Negra, sempre com atividades culturais, educativas e religiosas que visam quebrar tabus e combater o preconceito.
Neste ano, além da exposição — que ficará em cartaz até março de 2026 —, a programação inclui apresentações dos toques tradicionais de atabaques no CMEI Vereador Rubens Borkoski e no Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, além de uma vivência sobre africanidades e brasilidades no Colégio Leonardo Salata.
A Casa também enviará uma delegação à Bahia, onde participará de cursos e atividades religiosas em Salvador, em ação de graças à Semana da Negritude.
O projeto “Coisas do Axé” foi executado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura do Governo Federal, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmeira, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Comunicação e Meio Ambiente.
Serviço
Exposição: Coisas do Axé
Abertura: Sábado, 15 de novembro, às 15h30
Local: Museu Histórico de Palmeira
Período de visitação: Até março de 2026
Realização: Casa do Monjolo – Semana da Consciência Negra 2025
Foto: Divulgação 