Agrícola

Notícia publicada segunda-feira 04 fevereiro 2013

Iapar lança cultivar de feijão no Show Rural

Gostou, compartilhe

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança no Show Rural, em Cascavel, a cultivar de feijão IPR Andorinha. A nova opção que a instituição entrega aos produtores foi obtida pelo método tradicional de melhoramento genético (sem uso de transgenia), e tem grãos do tipo comercial carioca.

De acordo com o pesquisador Nelson da Silva Fonseca, responsável pelo desenvolvimento do novo material, os testes indicaram que a variedade agrada no campo, pela sanidade da semente e porque os produtores paranaenses preferem material de alta precocidade; ao mercado, porque “empacota bem”, conforme a linguagem do setor, para designar um produto que tem boa aceitação e “boa saída”; e, ainda, no preparo, porque rende mais, tem cozimento rápido, caldo grosso e excelente sabor.

A variedade pode ser colhida em apenas 65 dias, se plantada em regiões de clima quente, e em 82 dias, quando cultivada em condições de temperatura amena, o que equivale a uma média de 73 dias, tempo suficiente para ajudar a reduzir os riscos climáticos. Nos experimentos, a melhor média de produtividade ultrapassou os 2,5 mil quilos por hectare.

O pesquisador alerta que em decorrência da suscetibilidade à murcha de curtobacterium – doença que ataca a planta de feijão, entupindo vasos e reduzindo a produção – recomenda-se não fazer o cultivo em áreas contaminadas com esse patógeno, bem como fazer uso de sementes sadias.

O Show Rural tem início nesta segunda-feira (4) e prossegue até o dia 8. Mais informações sobre o evento no endereço www.showrural.com.br.