Agrícola

Notícia publicada segunda-feira 28 maio 2012

Palmeirense participa do 1º Seminário Nacional de Juventude Rural e Políticas Públicas

Gostou, compartilhe

Cerca de 160 jovens participaram do 1º Seminário Nacional de Juventude Rural e Políticas Públicas, de 21 a 24 de maio, em Brasília, para discutir as necessidades e expectativas da juventude rural. Entre os participantes estava a palmeirense Cátia Aparecida Gross, representante da juventude da agricultura familiar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira, e do Coletivo de jovens da FETRAF-SUL/CUT.

Segundo Cátia “o seminário foi um espaço muito importante para a juventude rural, que há muito tempo vem levantando o tema das políticas públicas como um fator determinante para a permanência do jovem no campo. Nesse seminário pudemos ser ouvidos pelo governo e sermos protagonistas na construção de políticas que atendam a nossa realidade e cheguem até os jovens.”

O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e marcou o encontro do diálogo entre governo e sociedade civil para a construção de políticas públicas específicas para o segmento.

Os jovens puderam optar por participar de sete oficinas diferentes: Juventude das Comunidades e Povos Tradicionais Rurais: igualdade étnica/racial; Gênero, sexualidade e diversidade sexual; Trabalho Assalariado; Agricultura familiar e camponesa: renda e trabalho; Juventude do campo e da floresta, sucessão e perspectivas de produção sustentável; Educação no campo; Juventude do campo e da floresta, direitos sociais, tempo livre e novas sociabilidades.

A preservação dos recursos naturais, a agroecologia, o cooperativismo, o respeito às especificidades culturais e a permanência da juventude no campo foram as principais bandeiras levantadas pelos participantes. O seminário resultou na elaboração de cerca de 130 propostas, além de uma carta assinada pelos movimentos sociais.

De acordo com a SNJ, o Brasil possui oito milhões de jovens vivendo no campo, nas diversas regiões do país. Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) e Pepe Vargas (MDA) estiveram na abertura do evento, juntamente com Severine Macedo (secretária Nacional de Juventude), Paulo Guilherme (secretário de extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente), além de representantes de 40 organizações e movimentos sociais do campo, dos povos e comunidades tradicionais e da juventude indígena.