Agrícola

Notícia publicada terça-feira 27 março 2012

UEPG desenvolve projeto na área ambiental com apoio do Funbio

Gostou, compartilhe

O Laboratório de Mecanização Agrícola (Lama) do Departamento de Ciências do Solo e Mecanização Agrícola, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vai aplicar R$ 356 mil em um novo projeto na área de desenvolvimento e capacitação em tecnologias para adequação ambiental, apoiado pelo Fundo Nacional para Biodiversidade (Funbio). 

Segundo o professor Carlos Hugo Rocha, coordenador do projeto, entre as etapas do projeto, está prevista a implantação de um centro de geoprocessamento com aquisição de receptores de sinais de satélites, hardwares e softwares específicos. “No desenvolvimento das demais etapas, espera-se, além de adequação ambiental de 250 pequenas propriedades na região, a capacitação de técnicos de instituições parceiras, bem como a elaboração de material didático sobre este tema polêmico”.

O projeto ainda prevê bolsas para profissionais e acadêmicos e a aquisição de mais um veículo para o Lama. Conforme o professor Pedro Henrique Weirich Neto, também coordenador do projeto, esta infraestrutura de apoio é fundamental em função de demanda dos projetos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural desenvolvidos pela equipe multidisciplinar do laboratório.

O Lama está realizando outro projeto, também com apoio do Funbio, no valor de R$ 230 mil, para promover a regularização ambiental em relação ao Código Florestal de propriedades de base familiar na região, inclusive dos municípios de Palmeira e São João do Triunfo.

Neste projeto, foram feitos mais de 150 estudos da realidade ambiental da pequena propriedade agrícola na região Centro-Sul do Paraná. Segundo o bolsista do projeto e acadêmico de Agronomia, Diógenes Raphael Soares Ribeiro, “o contato com esta realidade tecnológica, ambiental e cultural da propriedade de base familiar é impossível de ser visualizada na sala de aula”.