Agrícola

Notícia publicada quarta-feira 06 fevereiro 2013

UEPG prepara nova edição do curso de fabricação de queijos

Gostou, compartilhe

Professores, técnicos e estudantes da Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais (ETLQueijos), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), se preparam para a oferta da quinta edição do Curso de Fabricação de Queijos Especiais. Em atividade desde 2009, a ETLQueijos resulta de parceria firmada entre o Governo do Estado e a província francesa de Rhône-Alpes, em 2004. Inserida na região doas Campos Gerais, considerada uma das maiores bacias leiteiras do país, atende ao setor de produção e transformação do leite, beneficiando pequenos produtores, cooperativas e indústrias.

O coordenador da ETLQueijos, professor Alessandro Nogueira (chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos), explica que, a exemplo dos anos anteriores, neste início de semestre são produzidos queijos de longa maturação (seis a 12 meses), para que os alunos do curso possam acompanhar todo o processo de fabricação desses produtos. Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a equipe da escola processou 260 litros de leite para a produção de um queijo parmesão e um queijo tipo Emmental, visando à nova edição do curso de fabricação, de maio a dezembro.

Alessandro Nogueira comenta que a produção e consumo de queijos especiais vem despertando atenção no Brasil, devido ao interesse das pessoas em conhecer produtos com sabor e aparência diferenciados, comuns em outros países, sobretudo na Europa. “Viagens internacionais, aumento da renda e facilidade de comunicação com outras culturas são fatores relacionados ao crescimento do mercado de alimentos mais sofisticados e menos conhecidos pelos brasileiros”.

Para atender a essa demanda, a ETLQueijos oferece o curso de Fabricação de Queijos Especiais, por meio do Departamento de Engenharia de Alimentos, com a colaboração de professores da Universidade Estadual de (UEM) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Ponta Grossa). “A iniciativa foi muito bem sucedida”, assinala o coordenador da escola, anotando, nas quatro primeiras edições, a participação de mais de 100 pessoas do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.