Destaques

Notícia publicada quinta-feira 09 maio 2024

4ª Caminhada na Natureza em Palmeira reuniu cerca de 700 pessoas para curtir as trilhas na colônia Quero-Quero

Gostou, compartilhe

Palmeira realizou no último domingo (5), na Colônia Quero-Quero a 4ª Caminhada na Natureza, Circuito Kiebts. A caminhada que teve um trajeto de 12 quilômetros passou por trilhas em meio à mata nativa e propriedades de diversas rurais, com pequenos rios e cachoeiras, além de passar em alguns trechos por estradas rurais da localidade. Logo nos primeiros metros de caminhada os participantes tiveram a chance de conhecer a Casa Hartmann, que tem 101 anos, e foi importante marco da arquitetura alemã em Palmeira que abrigou um importante armazém de secos e molhados que atendia os colonos e moradores da região até meados de 1980.
Mais de 600 pessoas participaram da 4ª Caminhada na Natureza como caminhantes, sendo que quase a metade eram moradores de Palmeira, mas também contou com a presença de pessoas de diversas cidades, como: Ponta Grossa, Curitiba, Campo Largo, Irati, São Mateus do Sul, Porto Amazonas entre outras cidades.
Produtores rurais da comunidade do Quero-Quero e região, totalizando mais de 25 famílias realizaram a Feira da Agricultura Familiar com comidas, bebidas, produtos da agroindústria familiar, artesanato, flores, e muito outros produtos típicos de Palmeira e da gastronomia como a Galinhada no disco de arado, Chuleta com polenta, Caldo verde com macaxeira e caldo verde vegano, além do já tradicional Pão no Bafo, que é prato típico e patrimônio imaterial de Palmeira. Mais de 700 pessoas visitaram a feira.
A Caminhada que fez parte das comemorações dos 205 anos de Palmeira, completados no dia 7 de abril, e foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural, (IDR/PR), SEAB-PR, Prefeitura de Palmeira, Caminhadas na Natureza Paraná, e também contou com o apoio das entidades: Grupo Escoteiro Tropeiros, Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (CAFPAL), da Cooperativa de Mulheres de Palmeira (COOMP), da Associação Valores em Construção (ASVEC), e das empresas Baston Aerossol, Huhtamaki e Concessionária de Rodovias Via Araucária. Apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira e da Associação de Moradores do Quero-Quero (AAQQ). Já o valor da inscrição para participar da caminhada era um quilo alimento não perecível, e foram arrecadados aproximadamente 400 kg que foram doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação Prefeitura de Palmeira