Destaques

Notícia publicada quinta-feira 20 setembro 2012

Agropecuária e serviços impulsionam saldo positivo de empregos no município no mês de agosto

Gostou, compartilhe

Segundo dados estatísticos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quinta-feira (20), relativos ao mês de agosto, os setores da agropecuária e de serviços impulsionaram a abertura de vagas de emprego formal – com carteira assinada  - no município de Palmeira. No oitavo mês de 2012, o balanço final do Caged mostra que aconteceram 352 contratações de trabalhadores e 263 dispensas, resultando assim no saldo positivo de 89 novos postos de trabalho formal.

Os dois setores que tiveram os melhores resultados no mês apresentaram números finais muito próximos. A agropecuária, que fechou agosto com a oferta de 41 novas vagas, registrou a admissão de 57 funcionários e o desligamento de 16 trabalhadores no mês. Já o setor de serviços, com 102 contratações e 65 demissões teve saldo de 37 novos postos de trabalho formal abertos em agosto.

Também com saldo positivo de empregos formais no mês de agosto, o setor do comércio teve registradas 59 admissões e 46 demissões, o que resultou no saldo positivo de 13 postos abertos. Com o maior número de contratações, chegando a 124 no mês, o setor da indústria também teve o maior número de desligamentos de trabalhadores, com 121 registros, o que resultou em apenas três novas vagas.

Somente dois setores de atividades registraram saldos negativos no mês de agosto. A construção civil contratou sete e demitiu dez, registrando o cancelamento de três vagas. Por sua vez, o setor da administração público, com duas admissões e quatro demissões, fechou o mês com dois postos de trabalho a menos.

Ano positivo

Até o mês de agosto, o saldo de empregos formais no município está positivo, com o registro de 93 postos de trabalho formal abertos em 2012. Isto é resultado da contratação de 2.574 trabalhadores e do desligamento de 2.481 funcionários em todos os setores pesquisados.

O setor que mantém o melhor desempenho na geração de empregos em Palmeira no ano é o da indústria, que efetuou 985 contratações e 882 desligamentos, o que resulta em saldo de 103 novas vagas de emprego formal abertas nos oito primeiros meses de 2012.

Por seu lado, o setor com pior desempenho nos oito primeiros meses do ano é o da agropecuária, que tem registradas 349 contratações e 511 demissões, o que resulta em 162 postos de trabalho fechados pelo setor no município este ano.