Destaques

Notícia publicada quinta-feira 21 março 2024

“Carmela, Caramelo e Remela” leva poesia de Adélia Prado para Palmeira

Gostou, compartilhe

Depois de apresentações em Guarapuava, Irati e Rebouças, o espetáculo teatral “Carmela, Caramelo e Remela”, da X-Plan Produções Artísticas, será encenado no dia 21 e 22 de março, no Teatro Municipal de Palmeira, para crianças entre 6 e 12 anos. A circulação integra o projeto Crianças no Teatro – 2a Edição, uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria Estadual da Cultura e PalcoParaná, com patrocínio da Audi Brasil. As apresentações são gratuitas e voltadas para alunos da rede pública municipal de ensino.

Depois, a peça segue para as cidades de Ponta Grossa e Telêmaco Borba (veja programação abaixo).

A história 

“Carmela, Caramelo e Remela” é baseada no livro “Quando eu era Pequena” da poetisa Adélia Prado, que evoca a infância da escritora mineira. A diretora Giovana de Liz conta que o texto foi construído coletivamente e explora o espírito curioso e imaginativo das crianças. “O espetáculo começa com quatro crianças brincando em uma biblioteca. Quando encontram o livro da Carmela, que é o pseudônimo da Adélia Prado, resolvem cada uma virar Carmelas e viver uma parte do livro”, explica.

Nesse espírito de descobertas – Feijó, Cadu, Teteia e Babu – mergulham numa deliciosa aventura. As crianças caminham pela descoberta das próprias emoções, lembranças e reconhecem um talento precioso e essencial escondido no interior de cada uma delas. “Elas vão aprendendo a fazer poesia até que todas descobrem que são poetas e qualquer pessoa pode ser poeta”, acrescenta a diretora.

Assim como o texto, a trilha sonora autoral da peça foi uma criação coletiva, um outro elemento que promete envolver o público. “É um espetáculo extremamente musical. Todas as músicas são executadas ao vivo, os atores e atrizes tocam e cantam as músicas durante o espetáculo”, conta Giovana.

Mediação

Além da programação de apresentações, a circulação de “Carmela, Caramelo e Remela” prevê sessões de mediação pedagógica que antecedem a peça. A proposta, prevista nas contrapartidas do programa Crianças no Teatro, busca a difusão do conhecimento e do pensamento crítico por meio do fazer teatral e da poesia e a formação de novos públicos. Além disso, o produtor Pablito Kucarz enxerga no espetáculo um canal para a difusão da obra da poetisa Adélia Prado para esta nova geração de crianças. “A proposta é de dialogar sobre o que vamos assistir, explicar que é uma obra inspirada no livro ‘Quando eu era pequena’, apresentando a obra e o legado de Adélia Prado. Desta forma, a dinâmica avança um pouco além, sensibilizando o público sobre o valor das escritoras brasileiras e de seus trabalhos”, afirma o produtor.

Serviço:

“Carmela, Caramelo e Remela”

Espetáculo aprovado pelo Edital Crianças no Teatro da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e PalcoParaná

Produção: X-Plan Produções Artísticas

Direção: Giovana de Liz

Fotos: Dan Castro

Duração do espetáculo: 40 min

Classificação indicativa: 6 a 12 anos

Programação

PALMEIRA:  21 e 22/março | Cine Teatro Municipal

PONTA GROSSA: 1 a 5/abril | 8 a 12/abril | 15 e 16/abril | Cine Teatro Ópera

TELÊMACO BORBA: 6 e 7/junho | Teatro da Casa de Cultura

As apresentações são realizadas sempre em dois horários, às 9h e 14h.

Foto: Dan Castro Divulgação