Destaques

Notícia publicada quarta-feira 31 janeiro 2024

Carnaval de Tibagi deve reunir 60 mil pessoas e fomentar a economia da região

Gostou, compartilhe

O Carnaval de Tibagi deve reunir mais de 60 mil pessoas entre os dias 9 e 12 de fevereiro, com uma programação que promete atender a todos os públicos. Nesta quarta-feira (31), a caravana de divulgação do evento esteve em Carambeí com o objetivo de mobilizar os foliões da cidade. A equipe foi recebida pela prefeita da cidade e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Elisangela Pedroso.

Na oportunidade, a gestora agradeceu a visita, elogiou a retomada das festividades em Tibagi e falou sobre a importância de eventos desse porte nos Campos Gerais. “É uma iniciativa muito favorável, que ajuda a mobilizar a população dos Campos Gerais para o Carnaval. Considero isso muito positivo, uma vez que o evento movimenta não só Tibagi, como todas as nossas cidades. Teremos 60 mil pessoas se deslocando dentro da nossa região, fomentando o comércio, o turismo, a cultura e tantos outros segmentos”, disse.

A expectativa da prefeitura de Tibagi é que o evento movimente cerca de R$ 18 milhões. O secretário municipal de Turismo, Maurício Martins Pereira, explica que a projeção é feita com base em uma pesquisa. Segundo ele, o estudo aponta que o gasto médio diário de um turista no Brasil é de R$ 300. A programação inclui bailes com diferentes bandas, matinês infantis, roda de samba, desfile do corso, presença de artistas locais, serviço de alimentação e vários outros atrativos. Com o tema ‘O Cadete não imaginava’, o evento acontecerá na Praça Edmundo Mercer.

Planejamento e qualidade

O responsável pela pasta destaca toda a preparação do município visando a organização da festa. “Após três anos, Tibagi retoma esse evento que coloca o município no radar dos grandes eventos. É o período em que o ‘trade’ turístico da cidade fica mais movimentado. Estamos há seis meses trabalhando na produção do Carnaval. É algo que demanda um planejamento importante em termos de logística e de segurança pública. Nosso objetivo neste ano é oferecer um evento de qualidade para todos os públicos. Esperamos toda a região aqui conosco”, aponta

Pereira também falou sobre o compromisso da gestão no que diz respeito ao investimento no Carnaval. “Neste ano, também buscamos uma aplicação coerente dos recursos públicos. Não teremos neste ano aquele desfile luxuoso, que geralmente acontecia e gerava um grande gasto ao município. Por isso, em 2024, vamos dar um destaque para o ‘corso’, que também é uma tradição. O carnaval de Tibagi é centenário e queremos valorizar essa cultura”, reforça.

Desenvolvimento local e regional

O prefeito de Tibagi, Artur Butina, avalia o impacto positivo que o evento trará para a cidade. “Entendemos a força e a representatividade que o Carnaval tem dentro da história de Tibagi, sem mencionar o estímulo que ele traz para o turismo e para a economia local. Esperamos um grande público. Os comércios, pousadas e hotéis serão diretamente beneficiados. Com o aluguel de casas e outras frentes, teremos a geração de 500 a 600 vagas de emprego”, argumenta.

Por fim, o chefe do Executivo enaltece o trabalho da equipe e convoca todos a conhecerem Tibagi. “Toda a gestão trabalhou muito para proporcionar um Carnaval de qualidade para o público local e regional. Estivemos reunidos em Telêmaco e Ponta Grossa para debater estratégias de segurança, que é um tópico fundamental quando se trata de um evento desse porte. Teremos uma programação bastante ampla, para atender todos os gostos. Convido a todos para prestigiar essa grande festa”, conclui.

Quem Somos

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.

Foto: Divulgação/ASCOM Tibagi