Destaques

Notícia publicada terça-feira 22 abril 2014

Computadores interativos e lousas digitais são entregues para 14 escolas de Palmeira

Gostou, compartilhe

A rede pública municipal de ensino ganhou reforço na terça-feira (22), quando 14 escolas de Palmeira receberam computadores interativos e lousas digitais para serem usados como auxilio pedagógico nas aulas. Os computadores foram repassados pelo Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), adquiridos com recursos do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE). As escolas contempladas com o equipamento foram: Escola Bom Jesus do Monte, Flávio Santos, Fritz Kliewer, Henrique Stadler, Leonardo Salata, Pinheiral de Baixo, Clotário Santos, Escola Municipal da Colônia Maciel, Ida Albach, Leonor Santos, Nossa Senhora do Rosário, Pedro Gross Filho, Escola Municipal de Queimadas, Escola Municipal de Santa Barbara de Cima e Escola Municipal de Witmarsun, todas localizadas no interior do município, sendo seis estaduais e nove municipais.

O computador interativo (projetor multimídia) ajuda a facilitar o ensino e a aprendizagem dentro das salas de aula. O equipamento foi desenvolvido como um dispositivo portátil e leve, podendo ser levado pelos professores para utilização nas salas de aula, interligado aos laboratórios ProInfo. É equipado com teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um datashow interno para que os professores possam projetar os conteúdos digitais nas salas de aula, além da lousa digital, que funciona como um quadro, onde o professor pode interagir com o conteúdo e com os alunos.

Segundo Lidia Mayer de Freitas, secretária de Educação de Palmeira, que fez a entrega dos equipamentos, as escolas do interior estão recebendo o que existe de melhor e mais inovador em tecnologia. “Os professores poderão trabalhar com a lousa digital, programas como o planetário, gráficos, figuras geométricas e muitos outros recursos que o aparelho disponibiliza,” explicou ela.

Computadores e lousas dogotais para escolas 1

Para Mônika Penner Pauls, diretora do Colégio Estadual Fritz Kliewer, de Witmarsum, os alunos têm acesso a recursos tecnológicos diversos fora da sala de aula, o que torna difícil a escola competir com essas inovações. “Com um aparelho como esse, fica mais fácil tornar as aulas interativas, competir e integrar recursos tecnológicos na sala de aulas, dos quais os alunos já dispõem em casa,” afirmou a diretora.