Destaques

Notícia publicada sexta-feira 19 abril 2024

Cooperativa Witmarsum se destaca no 3º Mundial do Queijo do Brasil realizado em São Paulo, conquistando 4 medalhas

Gostou, compartilhe

Seis queijos de Witmarsum foram destaques e premiados na 3ª  edição do Mundial do Queijo do Brasil, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de abril, no Teatro B32, em São Paulo.
Ao todo 1.900 produtos de 13 países foram avaliados por 300 jurados, e 598 queijos e produtos lácteos receberam medalhas. O júri foi presidido pelo queijista Laurent Dubois, um dos melhores artesãos da França na categoria queijo.
A Cooperativa Witmarsum, conquistou quatro medalhas, sendo duas de Bronze para os queijos Queijo Colonial com Pimenta Witmarsum e o Tipo Appenzeller Witmarsum, uma de Prata com o queijo Tipo Gouda Witmarsum e uma de Ouro com o Queijo Colonial Natural Witmarsum, este último possui o selo de Indicação Geográfica (IG) – que indica a procedência do produto, respeitando os saberes e fazeres dos produtores locais.
“Conquistar uma premiação como a do Mundial é bem mais do que um reconhecimento da qualidade dos nossos produtos, é reconhecer a força dos nossos cooperados que se empenham de sol a sol na produção leiteira, fortalecer o cooperativismo e também uma prova de que somos capazes de produzir queijos tão bons quanto os Europeus”, diz o diretor de Operações da empresa, Rafael Wollmann.
Wollmann atribui o sucesso dos queijos da Cooperativa devido ao Programa de Qualidade praticado por eles “Desde os anos 90 temos o Programa Witmarsum de Qualidade do Leite, que cuida de todas as etapas de produção, desde plantio da pastagem, o cuidado com bem estar animal que pensa não só na formulação da dieta dos animais, mas no conforto deles dentro do sistema produtivo, afinal só vacas muito bem cuidadas conseguem produzir leite com altos índices de qualidade. E a gente vê esse amor que os nossos cooperados tem com os animais, vê a dedicação dos colaboradores em fazer o melhor queijo.” finaliza.
O presidente da Cooperativa Witmarsum, Artur Savatsky, disse que ganhar esses prêmios, mais uma vez, é um indicador que a cooperativa está no caminho certo produzindo aquilo que o consumidor deseja.
Além da Cooperativa Witmarsum, o queijeiro Josef Ferdinand Lotscher, também de Witmarsum, ganhou duas medalhas, sendo uma de Prata com o Queijo LE GRAND BLANC e uma de Ouro com o queijo BACCHUS.

Foto: Divulgação/Cooperativa Witmarsum/Mundial do Queijo