Destaques

Notícia publicada domingo 09 abril 2023

Gazeta de Palmeira completa 47 anos de existência neste dia 9 de abril

Gostou, compartilhe

Como uma homenagem à cidade de Palmeira, que completava 157 anos de fundação naquele mês de abril de 1976, surgiu a Gazeta de Palmeira. No dia 9 de abril de 1976, Marilena Dutra e a jornalista Ieda Matias Ferreira conseguiram colocar em circulação a primeira edição do jornal. Agora, 47 anos depois, a Gazeta de Palmeira mantém seu compromisso de informar a comunidade e registrar os acontecimentos do município e da região.

Nesses 47 anos de trajetória, a Gazeta passou por diversas fases e viveu alguns momentos marcantes, que definiram a sua existência e a continuidade do trabalho importante da imprensa escrita.

A Gazeta passou pela direção de pelo menos cinco proprietários, além de outros vários sócios. A maior amplitude da cobertura, porém, leva a Gazeta de Palmeira a trocar de nome, passando a se chamar Gazeta Jornal Regional, em 1991.

A participação do atual diretor e editor do jornal, Moacir Luiz Guchert, que havia ingressado no jornal como colaborador no final de 1990, passa a integrar a direção em 1992, juntamente com o sócio Celso Antônio de Moraes. Depois de oito anos na Gazeta Jornal Regional, já em 2000, a Gazeta de Palmeira volta a circular com este título. O empresário Moacir Luiz Guchert decide trazer de volta o periódico genuinamente palmeirense.

Nestes vinte e três anos de sua nova fase, semanalmente o jornal tem chegado aos leitores de Palmeira e também a Porto Amazonas e São João do Triunfo. Tendo em abril de 2011, quando completou 35 anos de existência, a Gazeta de Palmeira inaugurou seu site na internet. Agora disponível, o leitor poderá encontrar também na rede a melhor informação sobre Palmeira e a região.

Em 2010, o jornal impresso passa a circular com uma nova apresentação gráfica, e passa a ter páginas com cores, mais atrativa para os leitores que, a cada semana, encontram nas páginas da Gazeta de Palmeira a informação precisa e imparcial e independente, como é de se esperar de um veículo de imprensa e de seu jornalismo.

Neste momento em que comemoramos o aniversário de 47 anos de existência, um momento de grandes avanços tecnológicos e de grande expectativa com relação à economia, mas, principalmente de grande apreensão com relação à saúde, pois, ao que tudo indica estamos superando a Covid-19, que assolou o mundo, o jornal se mantém, resiste juntamente com o comércio, a indústria, o setor de serviços e profissionais liberais e toda sua população. Sabedores que somos da importância que a imprensa tem numa sociedade democrática, nós da Gazeta de Palmeira, que durante muitos anos fomos o único veículo de comunicação impresso de Palmeira e região, sendo um dos mais antigos do Paraná em circulação até os dias de hoje, temos a certeza que cada vez mais a imprensa séria e comprometida com a notícia verdadeira, se faz necessária para que a sociedade possa avançar, mais justa e respeitando a direito de cada um. Neste momento, queremos agradecer a todos vocês, leitores, assinantes e anunciantes que são o motivo de nossa existência, e que de uma forma ou de outra vêm acreditando em nosso trabalho, que diga-se de passagem, muito difícil e por vezes incompreendido. “Mas, como costumamos dizer, vamos em frente”. Conclui o diretor Moacir Guchert.

Fotos: Divulgação Gazeta de Palmeira