Destaques

Notícia publicada domingo 11 março 2018

II Viva o Folclore acontece nos dias 16, 17 e 18 de março em Palmeira

Gostou, compartilhe

Entre 16 e 18 de março Palmeira se tornará a capital estadual do folclore, com o II Viva o Folclore que acontecerá na Praça Marechal Floriano Peixoto. De acordo com Durante, captador pela lei Rouanet, a segunda edição do evento colocará Palmeira no âmbito estadual do folclore com apresentações de diferentes grupos e bandas folclóricas da região sul. “Estávamos esperando a liberação por parte do Ministério da Cultura e agora começamos a fase de captação de recursos. Estamos entrando em contato com os grupos empresariais esperando confirmação. As atrações que teremos neste ano dependerão da captação de recursos que nós conseguirmos”, explicou o criador do projeto.

Para o município, o custo do projeto é mínimo, uma vez que o dinheiro investido vem das doações. De acordo com o secretário de Cultura, Waldir Joanassi Filho, esta é uma forma de desenvolver um evento de qualidade cultural com apresentações artísticas de alto nível, sem gerar ônus para a economia municipal. “Em março, Palmeira se tornará a capital do folclore fortalecendo ainda mais a presença do município na cena cultural regional, trazendo assim, atrações diferenciadas e bastante ricas para a população local”, destacou.

Eventos culturais

O prefeito Edir Havrechaki (PSC), destacou a intenção de dar continuidade em eventos culturais como o Viva o Folclore. “Desde que desenvolvemos o Plano de Governo para a corrente administração deixamos clara a nossa intenção de criar e fortalecer eventos culturais permanentes na cidade, justamente porque o Município de Palmeira é muito rico no ponto de vista cultural. Acredito que eventos como este só geram benefícios que refletem no bem estar da população”, pontuou Edir.

Programação

Na sexta-feira (16), a partir das 19 horas acontece a Abertura Oficial, em seguida às 20 horas, a apresentação do Grupo Calamengau, de Curitiba, apresentando o Folclore nordestino. No sábado (17) a partir das 12 horas, o reinício das atividades, com abertura da Praça de Alimentação. Em seguida, às 12h30, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Palmeira, 14 horas, o Grupo Senhores da Música, folclore brasileiro, de Ponta Grossa, 15 horas, Canto e Acordeona, folclore gaúcho, de Ponta Grossa, 16 horas, Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis, de Curitiba. Já às 17 horas o CTG Quero- Quero, de Ponta Grossa; às 18 horas, Grupo Folclórico Ucraniano Barvinok, de Curitiba; às 19 horas, Grupo Folclórico Holandês, de Castrolanda; às 20 horas, o Show de folclore Afro, de Ponta Grossa e às 22 horas, o encerramento das atividades do dia.

Domingo

No domingo (18), às 12 horas: o reinício das atividades, com abertura da Praça de Alimentação, já às 12h30, Coral de Palmeira com música folclórica do Paraná; 13h30: Grupo de Seresta de Palmeira;   14 horas: Música Folclórica Brasileira, com Clóvis e Simone, de Curitiba. A partir das 15 horas, Folclore Argentino, com Los Tangueteros, Anna Martinelli & Jorge Aquino,de Curitiba; 16 horas: Grupo Folclórico Polonês Mazury,de Mallet. A partir das 17 horas,  Jäger Volkstanzgruppe, Grupo de Dança Germânica, de São Bento do Sul-SC; 18 horas Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, de Curitiba e às 19 horas, o encerramento do II Viva o Folclore.