Destaques

Notícia publicada quinta-feira 06 novembro 2025

Livro conta história de menina preta com deficiência para desconstruir preconceitos de forma lúdica

Gostou, compartilhe

“Cadê a Perna do Pererê?” é o título do livro que a Editora Ramos Multiculturais e o Projeto Menina Preta trarão às crianças de Porto Amazonas, no mês de novembro. A obra, da autora Joanita Ramos, tem ilustrações da artista plástica Márcia Széliga e será lançada no dia 10 para alunos da Escola Benedita Vieira Iatzseki, com contação da história feita pela autora, incorporada a um pocket show dos músicos Érico Viensci e Vilmar Smidarle. No mesmo dia na Biblioteca Cidadão, haverá uma oficina de leitura em público, para estimular os adultos a lerem para as crianças.
Em “Cadê a Perna do Pererê?”, Joanita conta a história de Sofia, menina leitora preta. Ao descobrir que o Saci Pererê não tem uma perna, a garota pede ao Negrinho do Pastoreio que vá em busca do membro perdido. Ao final da história, revela-se que Sofia, assim como o Saci, também teve uma perna amputada, o que não a impede de viver com alegria, utilizando os recursos da ciência para uma vida permeada de atenção, afeto e imaginação, como é o direito de qualquer criança.
O livro chama a atenção para o fato de que o Saci, uma das figuras mais queridas da mitologia brasileira não só é preto, como é PCD (pessoa com deficiência). Assim como é preto e Negrinho do Pastoreio – personagem mitológico que foi escravizado e, segundo a lenda, castigado até a morte por não ter conseguido encontrar um potro perdido, e que também protagoniza a obra junto com o Saci.
A autora, que é branca e integrante de uma família interracial, explica que buscou nessa obra tratar de preconceitos, mas de uma forma mais lúdica, para o público infantil. “Eu quis oferecer uma possibilidade de as crianças pretas ou pardas, e também as que têm deficiência física, encontrarem protagonistas com as quais possam se identificar – o que ainda não é frequente nas bibliotecas e livrarias tradicionais”, diz Joanita.
Além das oferecer às crianças um pouco de poesia e ilustrações de qualidade, o objetivo é estimulá-las à aceitação de si mesmas e dos colegas, em suas peles de diversos tons e em seus corpos, ainda que sejam “fora de padrão”.

Livro terá distribuição gratuita
“Cadê a Perna do Pererê” tem tiragem de 1000 exemplares, que serão doados para as prefeituras de três cidades paranaenses (Porto Amazonas, Balsa Nova e Sengés), para distribuição às crianças das escolas locais. O livro foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura – Governo Federal. O organizador do projeto, Riomar Bruno dos Santos Ferreira, conta que assim que conheceu a obra sentiu-se tocado pela abordagem do tema feita pela autora. “Joanita juntou duas histórias do folclore brasileiro, para contar uma terceira sobre a perna perdida do Pererê. E com isso conseguiu apresentar uma versão inclusiva, que trata do preconceito de forma delicada e sensível”, completa Riomar.
JOANITA RAMOS é jornalista, escritora, diretora de produção cultural e educadora. Mestre em Educação pela UFPR. Entre os vários prêmios e homenagens recebidas destacam-se o título Jornalista Amigo da Criança, concedido pela Rede Andi/Unicef e Fundação Abrinq, por textos em defesa da infância e adolescência no Brasil; o Troféu Dignidade Solidária (1999), como Jornalista Destaque; e o Prêmio Outras Palavras, de Obras Literárias, da Secretaria de Estado da Cultura/PR, pelos textos Patraca, o Palhaço Astronauta e Tíbeti, o Gnomo, escritos por ela para crianças. Também foi finalista da primeira edição do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo e professora convidada de pós-graduação em Jornalismo Literário da Academia Brasileira de Jornalismo Literário – ABJL.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Cadê a Perna do Pererê?”
Data: 10/11/25, segunda-feira
Local: Escola Benedita Vieira Iatzseki (Rua Duque de Caxias S/N, Centro)
Hora: 9h30 e 14h
Oficina de Leitura em Público
Data: 10/11/25, segunda-feira
Local: Biblioteca Cidadã
Hora: 19h
Informações: @projetocontainercultural