Destaques

Notícia publicada terça-feira 09 setembro 2025

Palmeira escolhida como modelo e projeto-piloto da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas

Gostou, compartilhe

Você sabia que, dos 399 municípios do Paraná, Palmeira está entre os 5 escolhidos como modelo e projeto-piloto da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas e do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa.
Diante dessa responsabilidade e protagonismo, nesta segunda-feira (8), aconteceu mais uma reunião do Comitê Gestor Municipal quando se tratou de questões importantes relacionadas ao alinhamento das ações intersetoriais que visam fortalecer a posição de Palmeira como referência estadual e nacional.
Mas, para continuar, precisamos perguntar: você já ouviu falar da Década do Envelhecimento Saudável? Sabe do que se trata e o que pretende?
Se respondeu não para essas duas perguntas, não se preocupe, vamos explicar.
A Década do Envelhecimento Saudável, que teve início em 2021 e vai até 2023, é uma iniciativa global liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O objetivo é reunir governos, sociedade civil e outros setores numa ação conjunta para melhorar as condições do envelhecimento das pessoas.
Cristina Mezzadri, assistente social e responsável pelo programa na cidade, lembrou que, graças aos avanços da medicina e das tecnologias, os seres humanos conseguem viver mais, atualmente, o que não significa, no entanto, que isso aconteça com maior qualidade de vida.
“O principal objetivo da Década do Envelhecimento Saudável é justamente isso, ou seja, adicionar vida aos anos, focando em quatro áreas de ação: combater o preconceito de idade, criar comunidades que apoiem os idosos, oferecer cuidados de saúde integrados e assegurar acesso a cuidados de longo prazo”, explicou.

Objetivos e Pilares
• Mudar a percepção do envelhecimento: Combater os estereótipos, o preconceito e a discriminação relacionados à idade.
• Comunidades que apoiem os idosos: Criar ambientes que permitam que as pessoas idosas participem e contribuam ativamente na sociedade.
• Cuidados integrados e centrados na pessoa: Fornecer serviços de saúde que respondam às necessidades específicas das pessoas idosas.
• Cuidados de longo prazo: Garantir o acesso a cuidados de longa duração para aqueles que precisam.

Na reunião de ontem, o Comitê discutiu ações fundamentais, como a revitalização da sede do Centro Municipal da Pessoa Idosa (CEMID), revitalização da praça que está localizada ao lado da Emater para a prática de atividades sociais e recreativas, incentivos às empresas palmeirenses para o treinamento de suas euipes visando ao melhor atendimento dos idosos.
Jean Carlos Teixeira Fabiano, diretor da Santa Casa de Misericórdia de Palmeira e Salete Begnossi, Gerente Geral de Saúde do hospital, participaram da reunião e trouxeram boas notícias.
Eles informaram que, devido a acordos firmados com a administração municipal, o Pronto Socorro municipal está passando por reformas, com ampliação e melhorias na recepção, criação de sala de espera, equipamentos de acessibilidade, troca de móveis e equipamentos e a instalação de mais um leito para pacientes que aguardam remoção e treinamento de todos os funcionários dentro de uma nova política de melhor atendimento, garantindo bem-estar aos pacientes em geral e com foco especial na atenção aos idosos.

Foto: Rafa Neddermeyer Agência Brasil