Destaques

Notícia publicada sexta-feira 21 novembro 2014

Parlamento Jovem de Palmeira realiza última sessão deliberativa de 2014

Gostou, compartilhe

Na quinta-feira (20), aconteceu sessão ordinária do Parlamento Jovem. Foi a última sessão deliberativa do ano de 2014, com a Câmara Municipal lotada de alunos dos Colégios Estaduais Dom Alberto Gonçalves e Agrícola Getúlio Vargas. Os vereadores jovens votaram cinco projetos de lei, que foram aprovados por unanimidade, além de indicações e requerimentos.

Encerrando o primeiro ciclo de um modelo de política participativa, aliado à politização de jovens, desenvolvido pela Câmara de Palmeira, os vereadores juniores propuseram 84 indicações, 14 requerimentos e 21 proposições entre projetos e anteprojetos de lei em 2014. Vale salientar que por intermédio dos vereadores foram legitimadas estas proposições, inúmeras indicações e requerimentos foram atendidos e, até agora, dez projetos de lei receberam a sanção do prefeito Edir Havrechaki (PSC) e transformaram-se em leis municipais.

Na última sessão do Parlamento Jovem foi aprovado projeto de lei proposto por Mateus Rain, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de bebedouros com água potável ou mineral nos estabelecimentos bancários, casas lotéricas, agências dos correios, cartórios e outras repartições públicas situadas em Palmeira.

Proposto por Amanda Rigoni Vida Baptista, foi aprovado projeto de lei que institui o Campeonato Municipal de Artes Marciais no cronograma anual de atividades esportivas realizadas pela Secretaria de Esportes de Palmeira.

De Andressa Iachinski, foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre a implantação da Semana de Prevenção à Saúde Masculina, como também o projeto de lei que dispõe sobre a implantação do ensino de xadrez nas escolas públicas municipais.

Já Polyana Muchinski Grochevski teve aprovado projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de farmácias e drogarias disponibilizarem recipientes para armazenar medicamentos, bem como perfumarias com prazo de validade vencido ou não utilizado para o descarte adequado.

Cobertura

A sessão do Parlamento Jovem contou com a presença das equipes de reportagem de duas emissoras de televisão: a TV Esplanada (Rede Globo) e a TV Guará (SBT), que fizeram a cobertura da sessão e entrevistaram os vereadores jovens.

De acordo com o vereador Mário Wieczorek (PP), idealizador do projeto de lei que instituiu o Programa Parlamento Jovem em Palmeira, a participação dos jovens superou a expectativa inicial e os vereadores são merecedores da premiação, pois vestiram a camisa em prol do município e tiveram um excelente desempenho, com resultados práticos vistos nas comunidades, obtendo o reconhecimento da mídia e da sociedade em geral.

“Os números de proposições refletem o expressivo empenho dos participantes, que superaram os critérios mínimos impostos no regulamento do Programa para obterem a premiação. Ao final, concluo que todo este esforço não foi apenas pelo prêmio, mas, sim, por compreenderem que poderiam interagir na realidade do município de Palmeira”, disse Wieczorek.

Parlamento Jovem (1)