Destaques

Notícia publicada sexta-feira 08 novembro 2013

Porto Amazonas comemora 66 anos de sua emancipação política

Gostou, compartilhe

O município de Porto Amazonas realizou, na manhã de sexta-feira (8), a comemoração alusiva aos 66 anos de emancipação do município, data que é oficialmente comemorada em 9 de novembro. A solenidade comemorativa aconteceu no Ginásio de Esportes Alcides Gomes da Costa e contou com ato cívico e apresentações cívicas culturais.

Na abertura da comemoração, o prefeito Ademir Schuhli discursou e lembrou que ainda não conseguiu realizar muitas das obras e projetos de seu plano de governo, o que justificou com a diminuição nos valores repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Porém, lembrou de algumas das obras já realizadas e equipamentos adquiridos, comentando também sobre projetos que estão apenas aguardando a liberação dos governos estadual e federal.

As apresentações foram feitas por alunos de instituições de ensino do município, começando pela APAE de Porto Amazonas (Escola de Educação Especial Amigo Tôto), que teve como tema “O Presente”. Após uma aluna tocar o “Parabéns pra você” ao município, o prefeito recebeu uma caixa com dois bonecos, representando os alunos da instituição.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cassinha Centro de Adolescentes “Esperança”, apresentaram como tema “Uma homenagem a Porto Amazonas”, com o que foram lembrados os 14 prefeitos que o município já teve após a sua emancipação. Também foi enfatizado o mais importante produto da economia de Porto Amazonas, a maçã, que hoje torna o município conhecido como “Terra da Maçã”. As rainhas mirins traziam em suas faixas os nomes de todas as 26 rainhas desde a primeira edição do concurso da Rainha da Maçã. Já a apresentação do Centro de Adolescentes foi uma coreografia coordenada pela professora Gisele Polato.

A Escola Municipal Benedita Vieira Iatzeki apresentou o tema “Parabéns Porto Amazonas”, exibindo um bolo e inúmeros presentes e desejando muitas coisas boas para o município.

A Escola Municipal Maria de Lourdes Affonso Heimbecher teve como tema “”Recordar o passado, viver o presente e acreditar no futuro” e em sua apresentação foi relembrada toda a trajetória histórica de Porto Amazonas até o presente momento, lembrando dos tropeiros, dos vapores, das construtoras, das indústrias de papel, das produtoras de maçãs, dos areais, da pecuária e agricultura e dos mercados que o município possui.

A Escola Professor Antonio Tupy Pinheiro apresentou o tema “A esperança e a paz repousam nas cores da nossa bandeira”, com a bandeira do município representada pelos próprios alunos que estavam com as cores verde e branca, formando uma grande bandeira.Por sua vez, a Escola Estadual Olivio Belich apresentou coreografia com o tema “O canto da cidade” .

O Colégio Estadual Coronel Amazonas apresentou a música em espanhol “Conquistando lo impossible”, cantada pelos alunos do Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), que mantém curso de espanhol oferecido sos porto amazonenses gratuitamente,. Ainda durante a apresentação, foi lembrado que o colégio tem o nome em homenagem ao Coronel Amazonas, o fundador do município. Também foi apresentada coreografia com o grupo Fusão.Com e contou com a presença de um grupo de be bop de Curitiba.

Finalizando as comemorações, foi realizada a apresentação da Fanfarra Municipal de Campo do Tenente, abrilhantando as comemorações do aniversario de Porto Amazonas.