Curta você também
Destaques
Profice garante preservação da história dos menonitas em Palmeira
Por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), o Heimat Museum, localizado na Colônia Witmarsum, em Palmeira, está dando um salto significativo na preservação de seu acervo histórico. O projeto, que foi aprovado no edital Profice 2022, desde outubro do ano passado, vem permitindo a realização do tratamento técnico completo de fotos e documentos, garantindo conservação para as futuras gerações.
Com o apoio do Profice e o incentivo fiscal de empresas como Copel, Schattdecor e ICRH, o museu está digitalizando e sistematizando as fotos para disponibilizá-las ao público para pesquisa. O acervo, de 4.358 fotografias e 13.147 documentos, conta a trajetória dos menonitas no Paraná desde o século XVI. Essa iniciativa é fundamental para fortalecer a identidade cultural da comunidade menonita e do município de Palmeira.
Ao apoiar iniciativas como essa, o programa contribui para a valorização do patrimônio histórico e cultural paranaense, além de estimular a pesquisa e a produção cultural.
Para o diretor do Heimat Museum, o projeto viabiliza o compromisso junto a comunidade, em preservar e difundir a cultura menonita, tornando-se um referencial para estudos sobre a colonização do estado.
“A preservação do acervo do Heimat Museum é um marco para a cultura paranaense. Graças ao Profice e ao trabalho dedicado da equipe do museu, a história dos menonitas será preservada para as futuras gerações, enriquecendo o patrimônio cultural do estado e fortalecendo a identidade da comunidade local”conclui Philippsen.
Serviço:
Heimat Museum Horário de atendimento ao público: Quinta e sexta das 13:00 às 17:00, sábados domingos e feriados das 10:00 às 17:00. Informações e agendamentos:+55 42 98425-3021
Foto: Divulgação