Destaques

Notícia publicada segunda-feira 04 março 2024

Projeto Cinema na Praça 2024 vai chegar em Porto Amazonas no próximo dia 10

Gostou, compartilhe

Após passar pelas cidades Lapa, Antônio Olinto, São Mateus do Sul, Ipiranga, Ortigueira, Tibagi, Sengés e Ventania, chegou a vez de Porto Amazonas assistir dois filmes de produção nacional em uma carreta-palco que se transforma em tela moderna de cinema.
O objetivo do projeto Cinema na Praça, que foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, é de ampliar o acesso do público a produções brasileiras, percorrendo o estado com a carreta-palco, que transforma praças populares das cidades participantes em um verdadeiro cinema a céu aberto.
Na programação da exibição dos filmes, que conta com acessibilidade incluindo tradução em Libras e audiodescrição, garantindo assim que todos possam participar.
O projeto Cinema na Praça, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e produzido pela Messe Produções Culturais, responsável pelo Lote 1 do Edital, vai passar por mais 70 municípios paranaenses, totalizando 79 municípios, com a exibição gratuita de dois filmes nacionais para a população local. Porto Amazonas encerra a primeira etapa do projeto, até chegar em Porto Amazonas, a equipe já percorreu quase mil quilômetros levando cultura e os encantos da sétima arte para pessoas de diversas cidades, sendo que para alguns foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de assistir um filme na grande tela.
Filmes em exibição
A curadoria do projeto selecionou dois títulos que estão sendo exibidos nas cidades visitadas pela carreta-palco pelo Cinema na Praça. A escolha teve relação com o objetivo principal do edital: valorização das produções nacionais e paranaenses, além de estimular o consumo da cultura brasileira.
Na primeira sessão as 19h é uma animação 100% paranaense. O premiado “Brichos 2 – A Floresta é Nossa”, de 2012, que tem classificação livre que é um filme de entretenimento que traz reflexões importantes a respeito de temas como identidade cultural, influências de povos colonizadores, sustentabilidade e a relação, por vezes conturbada, entre pais e filhos.

Logo após o primeiro filme, às 21h, a segunda exibição é a divertida produção de “Minha Mãe é Uma Peça 03 ”. O filme que tem a classificação etária de 12 anos, é uma comédia que consegue abordar com leveza e bom humor as relações familiares tão caricatas do brasileiro. Além disso, o filme é estrelado pelo saudoso Paulo Gustavo, assim ao escolher o filme para fazer parte da programação, foi uma forma de homenagear o seu legado e levar o seu trabalho para ainda mais pessoas.

Produção do Cinema na Praça
O Cinema na Praça é um evento produzido pela Messe Produções Culturais. A empresa firma o compromisso constante de levar a produção cultural e artística a todos os lugares.
Seu objetivo também é o de estimular a movimentação da economia local e contribuir com a transformação da sociedade.

Foto: Divulgação